“ESCOLA É PROBLEMA, NÉ?”: O USO DA CONVERSAÇÃO COMO UMA INTERVENÇÃO POSSÍVEL DO FAZER PSICOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 13114 "titulo" => "“ESCOLA É PROBLEMA, NÉ?”: O USO DA CONVERSAÇÃO COMO UMA INTERVENÇÃO POSSÍVEL DO FAZER PSICOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A educação consiste num movimento dialógico, que implica em um processo constante de troca de conhecimentos e de busca pela transformação da realidade, através dessa relação mútua – entre o eu e o outro, tanto nessa relação social, quanto ação-reflexão. Nesse contexto, a partir da reflexão oriunda de uma fala dessa experiência escolar: “Escola é problema, né?” Este trabalho é um fragmento do relatório de estágio em Psicologia desenvolvido numa Escola Cidadã Integral localizada no município de Campina Grande - PB. O estágio tinha como objetivo apresentar o campo de atuação do psicólogo no ambiente escolar aos discentes estagiários, com o propósito de desenvolver competências, habilidades e atitudes por meio do dispositivo psicanalítico da conversação. Para o desenvolvimento das atividades no ambiente escolar, foi necessário, em um primeiro momento, tomar a escola como sendo o “Outro social”, e a partir disso perceber como cada um (aluno, professor, pais, gestores e técnicos) faz laço com a Instituição de Ensino, afim de localizarmos os impasses, as queixas e os nomes do mal-estar no espaço escolar. Diante dos impasses usamos das conversações para recolher as possíveis soluções a partir da escuta psicológica respaldada pela psicanálise lacaniana, reconhecendo os pontos possíveis e impossíveis de cada um. Utilizamos como referencial metodológico a relação entre pedagogia e psicanálise, com destaque para a importância da linguagem e do simbólico dentro da instituição escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13114_TB1798_06112023205628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUSKA GOMES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "ALUSKA" "autor_email" => "aluska212@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 13114 "titulo" => "“ESCOLA É PROBLEMA, NÉ?”: O USO DA CONVERSAÇÃO COMO UMA INTERVENÇÃO POSSÍVEL DO FAZER PSICOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A educação consiste num movimento dialógico, que implica em um processo constante de troca de conhecimentos e de busca pela transformação da realidade, através dessa relação mútua – entre o eu e o outro, tanto nessa relação social, quanto ação-reflexão. Nesse contexto, a partir da reflexão oriunda de uma fala dessa experiência escolar: “Escola é problema, né?” Este trabalho é um fragmento do relatório de estágio em Psicologia desenvolvido numa Escola Cidadã Integral localizada no município de Campina Grande - PB. O estágio tinha como objetivo apresentar o campo de atuação do psicólogo no ambiente escolar aos discentes estagiários, com o propósito de desenvolver competências, habilidades e atitudes por meio do dispositivo psicanalítico da conversação. Para o desenvolvimento das atividades no ambiente escolar, foi necessário, em um primeiro momento, tomar a escola como sendo o “Outro social”, e a partir disso perceber como cada um (aluno, professor, pais, gestores e técnicos) faz laço com a Instituição de Ensino, afim de localizarmos os impasses, as queixas e os nomes do mal-estar no espaço escolar. Diante dos impasses usamos das conversações para recolher as possíveis soluções a partir da escuta psicológica respaldada pela psicanálise lacaniana, reconhecendo os pontos possíveis e impossíveis de cada um. Utilizamos como referencial metodológico a relação entre pedagogia e psicanálise, com destaque para a importância da linguagem e do simbólico dentro da instituição escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13114_TB1798_06112023205628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUSKA GOMES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "ALUSKA" "autor_email" => "aluska212@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }