JÚRI SIMULADO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ARTICULADA A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94714 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "JÚRI SIMULADO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ARTICULADA A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem é uma prática que busca conhecer como o aluno constrói o conhecimento. Ela consiste em uma investigação sobre as aprendizagens dos alunos e permite ao professor acessar informações sobre o processo de ensino e aprendizagem (LUCKESI, 2018). Ao articular a avaliação da aprendizagem com a prática argumentativa, o professor pode mobilizar ações discursivas que geram um discurso argumentativo e conhecer sobre a construção do conhecimento do aluno (DE CHIARO; LEITÃO, 2005). Além disso, ele pode desenvolver diversas habilidades como a criticidade, reflexão, deliberação diante de situações e a própria argumentação. Uma dessas atividades que mobiliza o discurso argumentativo é o júri simulado, que pode se mostrar um instrumento em potencial para a avaliação da aprendizagem por possibilitar a emergência de ações discursivas que podem ser utilizadas pelo professor para conhecer a aprendizagem dos alunos (ANASTASIOU; ALVES, 2004). Este trabalho surge para compreender como as ações discursivas emergentes do júri simulado podem ser utilizadas pelo professor para a avaliação da aprendizagem. Assim, esta pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória (GIL, 2008), e tem como participantes a professora e os alunos da turma de química orgânica do curso de química do campus agreste da UFPE. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro, uma entrevista com a professora para conhecer a elaboração do júri simulado, e o segundo, a vivência do júri simulado para observar quais ações discursivas emergiam do discurso argumentativo e eram passíveis de serem utilizadas como instrumento avaliativo. Para a análise de dados foi utilizada a teoria da análise do discurso argumentativo proposta por Leitão (2011). Durante o desenrolar do discurso argumentativo surgiram poucas ações discursivas epistêmicas. Evidenciando a necessidade dos alunos de construírem melhor os seus argumentos e da professora realizar escolhas que mobilizem a construção de argumentos embasados no conhecimento químico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1987_TB94_03102023125622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "VLADIMIR" "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94714 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "JÚRI SIMULADO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ARTICULADA A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem é uma prática que busca conhecer como o aluno constrói o conhecimento. Ela consiste em uma investigação sobre as aprendizagens dos alunos e permite ao professor acessar informações sobre o processo de ensino e aprendizagem (LUCKESI, 2018). Ao articular a avaliação da aprendizagem com a prática argumentativa, o professor pode mobilizar ações discursivas que geram um discurso argumentativo e conhecer sobre a construção do conhecimento do aluno (DE CHIARO; LEITÃO, 2005). Além disso, ele pode desenvolver diversas habilidades como a criticidade, reflexão, deliberação diante de situações e a própria argumentação. Uma dessas atividades que mobiliza o discurso argumentativo é o júri simulado, que pode se mostrar um instrumento em potencial para a avaliação da aprendizagem por possibilitar a emergência de ações discursivas que podem ser utilizadas pelo professor para conhecer a aprendizagem dos alunos (ANASTASIOU; ALVES, 2004). Este trabalho surge para compreender como as ações discursivas emergentes do júri simulado podem ser utilizadas pelo professor para a avaliação da aprendizagem. Assim, esta pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória (GIL, 2008), e tem como participantes a professora e os alunos da turma de química orgânica do curso de química do campus agreste da UFPE. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro, uma entrevista com a professora para conhecer a elaboração do júri simulado, e o segundo, a vivência do júri simulado para observar quais ações discursivas emergiam do discurso argumentativo e eram passíveis de serem utilizadas como instrumento avaliativo. Para a análise de dados foi utilizada a teoria da análise do discurso argumentativo proposta por Leitão (2011). Durante o desenrolar do discurso argumentativo surgiram poucas ações discursivas epistêmicas. Evidenciando a necessidade dos alunos de construírem melhor os seus argumentos e da professora realizar escolhas que mobilizem a construção de argumentos embasados no conhecimento químico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1987_TB94_03102023125622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "VLADIMIR" "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }