Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCACÃO INFANTIL EM MOVIMENTO: PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8807
    "inscrito_id" => 17151
    "titulo" => "EDUCACÃO INFANTIL EM MOVIMENTO: PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN"
    "resumo" => "Este artigo tem como foco contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Canguaretama/RN, baseadas nos princípios da psicomotricidade especificamente na Educação infantil, favorecendo a formação integral da criança e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Esta área traduz-se como uma importante ferramenta pedagógica para trabalhar a estruturação do desenvolvimento infantil, preparando os alicerces que serão determinantes na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora da escola.Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, no formato de relato de experiência. Baseada em conversas com os professores atuantes na Educação Infantil acerca das ferramentas utilizadas pelo corpo docente para atingir os objetivos de aprendizagens e com base em referenciais teóricos como (Gonçalves, 2022), BNCC (2017), Darido (2001), planejou-se a oficina com o tema deste projeto para a retomada das aulas pós recesso junino, trabalhando conceitos sobre o desenvolvimento infantil e as bases psicomotoras, objetivando ressignificar algumas práticas pedagógicas por meio do uso da psicomotricidade, alinhando a teoria à prática. Com isso, objetivou-se trazer um novo olhar para a educação infantil, rompendo a visão de metodologias tradicionais em que o aluno é um mero receptor, e trazendo-o para o centro do processo educacional, a partir do uso do movimento para proporcionar uma aprendizagem prazerosa através da interação e do brincar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17151_TB8807_21082023170029.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JUSSARA ALVES CHAGAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlajussara90@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8807
    "inscrito_id" => 17151
    "titulo" => "EDUCACÃO INFANTIL EM MOVIMENTO: PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN"
    "resumo" => "Este artigo tem como foco contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Canguaretama/RN, baseadas nos princípios da psicomotricidade especificamente na Educação infantil, favorecendo a formação integral da criança e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Esta área traduz-se como uma importante ferramenta pedagógica para trabalhar a estruturação do desenvolvimento infantil, preparando os alicerces que serão determinantes na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora da escola.Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, no formato de relato de experiência. Baseada em conversas com os professores atuantes na Educação Infantil acerca das ferramentas utilizadas pelo corpo docente para atingir os objetivos de aprendizagens e com base em referenciais teóricos como (Gonçalves, 2022), BNCC (2017), Darido (2001), planejou-se a oficina com o tema deste projeto para a retomada das aulas pós recesso junino, trabalhando conceitos sobre o desenvolvimento infantil e as bases psicomotoras, objetivando ressignificar algumas práticas pedagógicas por meio do uso da psicomotricidade, alinhando a teoria à prática. Com isso, objetivou-se trazer um novo olhar para a educação infantil, rompendo a visão de metodologias tradicionais em que o aluno é um mero receptor, e trazendo-o para o centro do processo educacional, a partir do uso do movimento para proporcionar uma aprendizagem prazerosa através da interação e do brincar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17151_TB8807_21082023170029.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JUSSARA ALVES CHAGAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlajussara90@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como foco contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Canguaretama/RN, baseadas nos princípios da psicomotricidade especificamente na Educação infantil, favorecendo a formação integral da criança e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Esta área traduz-se como uma importante ferramenta pedagógica para trabalhar a estruturação do desenvolvimento infantil, preparando os alicerces que serão determinantes na aquisição de novas aprendizagens dentro e fora da escola.Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, no formato de relato de experiência. Baseada em conversas com os professores atuantes na Educação Infantil acerca das ferramentas utilizadas pelo corpo docente para atingir os objetivos de aprendizagens e com base em referenciais teóricos como (Gonçalves, 2022), BNCC (2017), Darido (2001), planejou-se a oficina com o tema deste projeto para a retomada das aulas pós recesso junino, trabalhando conceitos sobre o desenvolvimento infantil e as bases psicomotoras, objetivando ressignificar algumas práticas pedagógicas por meio do uso da psicomotricidade, alinhando a teoria à prática. Com isso, objetivou-se trazer um novo olhar para a educação infantil, rompendo a visão de metodologias tradicionais em que o aluno é um mero receptor, e trazendo-o para o centro do processo educacional, a partir do uso do movimento para proporcionar uma aprendizagem prazerosa através da interação e do brincar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.