Esse trabalho trata-se de uma narrativa sobre práticas de formação desenvolvidas pelas autoras, no Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré/CEFEMS, estado de São Paulo, especialmente, no que tange à implementação da avaliação da educação infantil na rede de ensino, à partir do aporte de indicadores de qualidade preconizados pelo Ministério da Educação. O percurso relatado abarca o ano de 2022 e as ações vinculadas à essa proposição estão em desdobramento até o presente momento. O tema torna-se relevante pois que, avaliar a qualidade da educação infantil implica, sobretudo, debruçarmo-nos sobre questões que abarcam várias dimensões da educação infantil, perpassando questões: “Como organizamos os tempos e espaços em nossas escolas de educação infantil?”, “As materialidades que disponibilizamos oportunizam as variadas linguagens das crianças e dão visibilidade às culturas da infância?”, “Como fazemos a gestão e o planejamento escolar, de maneira democrática participativa, ou não?, “Em nosso currículo prevemos ações de acolhimento das crianças e famílias em suas diferenças, singularidades e pluralidades?”, e ainda, “praticamos, ações de combate ao preconceito, discriminação de gênero e étnico-racial junto às nossas crianças?”. São essas entre outras questões que levantamos para pensar com profundidade o conceito de “qualidade da educação infantil”. A discussão é feita à luz dos Referenciais da Educação Infantil, da Base Nacional Comum Curricular entremeadas com outros documentos norteadores e autores da área. Os dados coletados nas avaliações desenvolvidas, jogaram luz sobre os aspectos fortes que vivenciamos em nossa rede de ensino e também sobre aqueles pontos que ainda precisam melhorias. Adiantamos que o exercício da participação democrática nesse processo da avaliação da educação infantil foi deveras vivenciado e amplificado, deixando fortes lições e marcas que certamente renderão novos frutos, à medida em que caminhamos nessa jornada em rede, pela busca da melhoria da qualidade de nossa educação infantil.