O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101096 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8781 "inscrito_id" => 25417 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA" "resumo" => "Na Matemática, o conhecimento deve ser realizado e observado em todas as dimensões, especialmente quando se trata de uma gama considerável de conteúdos diferentes que essa área envolve, inclusive aquela que é considerada relevante e primordial na formação dos discentes. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma experiência docente de ensino da Matemática, por meio de oficinas de formação continuada voltada à Educação Básica. Além disso, pretende contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, complementando as disciplinas de Prática de Ensino e de Geometria. A atividade prevê duas etapas. A primeira é de aprofundamento dos estudos referentes às várias geometrias, às ferramentas lúdicas, materiais concretos e tecnológicos. A segunda etapa, decorrente da primeira, visa à realização de oficinas ou formações continuadas para professores da Educação Básica, com o intuito de mostrar as diferentes formas de abordar matemática. Propõe-se que, a partir do desenvolvimento das etapas, os envolvidos nas atividades percebam que o ensino das Geometrias pode ser mais significativo e enriquecedor na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se levar os envolvidos no projeto a uma reflexão sobre a importância de utilizar as diferentes formas de ensinar as Geometrias e o que elas podem acrescentar ao processo de ensino e aprendizagem. Geometria é uma área ampla, trabalhada, muitas vezes, de maneira que o aluno não compreende todas as suas perspectivas; desse modo, tornam-se complexos conteúdos que, na verdade, são simples. O ensino das diferentes geometrias por meio de materiais lúdicos, concretos e até mesmo de Softwares tecnológicos permite que esses conteúdos se tornem mais fáceis de serem aprendidos, de forma mais interessante, mais criativa, divertida e, portanto, mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25417_TB8781_11092023140442.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ALVES" "autor_email" => "e.henrique@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101096 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8781 "inscrito_id" => 25417 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA" "resumo" => "Na Matemática, o conhecimento deve ser realizado e observado em todas as dimensões, especialmente quando se trata de uma gama considerável de conteúdos diferentes que essa área envolve, inclusive aquela que é considerada relevante e primordial na formação dos discentes. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma experiência docente de ensino da Matemática, por meio de oficinas de formação continuada voltada à Educação Básica. Além disso, pretende contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, complementando as disciplinas de Prática de Ensino e de Geometria. A atividade prevê duas etapas. A primeira é de aprofundamento dos estudos referentes às várias geometrias, às ferramentas lúdicas, materiais concretos e tecnológicos. A segunda etapa, decorrente da primeira, visa à realização de oficinas ou formações continuadas para professores da Educação Básica, com o intuito de mostrar as diferentes formas de abordar matemática. Propõe-se que, a partir do desenvolvimento das etapas, os envolvidos nas atividades percebam que o ensino das Geometrias pode ser mais significativo e enriquecedor na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se levar os envolvidos no projeto a uma reflexão sobre a importância de utilizar as diferentes formas de ensinar as Geometrias e o que elas podem acrescentar ao processo de ensino e aprendizagem. Geometria é uma área ampla, trabalhada, muitas vezes, de maneira que o aluno não compreende todas as suas perspectivas; desse modo, tornam-se complexos conteúdos que, na verdade, são simples. O ensino das diferentes geometrias por meio de materiais lúdicos, concretos e até mesmo de Softwares tecnológicos permite que esses conteúdos se tornem mais fáceis de serem aprendidos, de forma mais interessante, mais criativa, divertida e, portanto, mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25417_TB8781_11092023140442.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ALVES" "autor_email" => "e.henrique@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }