Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101096
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8781
    "inscrito_id" => 25417
    "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "Na Matemática, o conhecimento deve ser realizado e observado em todas as dimensões, especialmente quando se trata de uma gama considerável de conteúdos diferentes que essa área envolve, inclusive aquela que é considerada relevante e primordial na formação dos discentes. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma experiência docente de ensino da Matemática, por meio de oficinas de formação continuada voltada à Educação Básica. Além disso, pretende contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, complementando as disciplinas de Prática de Ensino e de Geometria. A atividade prevê duas etapas. A primeira é de aprofundamento dos estudos referentes às várias geometrias, às ferramentas lúdicas, materiais concretos e tecnológicos. A segunda etapa, decorrente da primeira, visa à realização de oficinas ou formações continuadas para professores da Educação Básica, com o intuito de mostrar as diferentes formas de abordar matemática. Propõe-se que, a partir do desenvolvimento das etapas, os envolvidos nas atividades percebam que o ensino das Geometrias pode ser mais significativo e enriquecedor na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se levar os envolvidos no projeto a uma reflexão sobre a importância de utilizar as diferentes formas de ensinar as Geometrias e o que elas podem acrescentar ao processo de ensino e aprendizagem. Geometria é uma área ampla, trabalhada, muitas vezes, de maneira que o aluno não compreende todas as suas perspectivas; desse modo, tornam-se complexos conteúdos que, na verdade, são simples. O ensino das diferentes geometrias por meio de materiais lúdicos, concretos e até mesmo de Softwares tecnológicos permite que esses conteúdos se tornem mais fáceis de serem aprendidos, de forma mais interessante, mais criativa, divertida e, portanto, mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25417_TB8781_11092023140442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ALVES"
    "autor_email" => "e.henrique@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101096
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8781
    "inscrito_id" => 25417
    "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS, CONCRETAS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "Na Matemática, o conhecimento deve ser realizado e observado em todas as dimensões, especialmente quando se trata de uma gama considerável de conteúdos diferentes que essa área envolve, inclusive aquela que é considerada relevante e primordial na formação dos discentes. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma experiência docente de ensino da Matemática, por meio de oficinas de formação continuada voltada à Educação Básica. Além disso, pretende contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, complementando as disciplinas de Prática de Ensino e de Geometria. A atividade prevê duas etapas. A primeira é de aprofundamento dos estudos referentes às várias geometrias, às ferramentas lúdicas, materiais concretos e tecnológicos. A segunda etapa, decorrente da primeira, visa à realização de oficinas ou formações continuadas para professores da Educação Básica, com o intuito de mostrar as diferentes formas de abordar matemática. Propõe-se que, a partir do desenvolvimento das etapas, os envolvidos nas atividades percebam que o ensino das Geometrias pode ser mais significativo e enriquecedor na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se levar os envolvidos no projeto a uma reflexão sobre a importância de utilizar as diferentes formas de ensinar as Geometrias e o que elas podem acrescentar ao processo de ensino e aprendizagem. Geometria é uma área ampla, trabalhada, muitas vezes, de maneira que o aluno não compreende todas as suas perspectivas; desse modo, tornam-se complexos conteúdos que, na verdade, são simples. O ensino das diferentes geometrias por meio de materiais lúdicos, concretos e até mesmo de Softwares tecnológicos permite que esses conteúdos se tornem mais fáceis de serem aprendidos, de forma mais interessante, mais criativa, divertida e, portanto, mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25417_TB8781_11092023140442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ALVES"
    "autor_email" => "e.henrique@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na Matemática, o conhecimento deve ser realizado e observado em todas as dimensões, especialmente quando se trata de uma gama considerável de conteúdos diferentes que essa área envolve, inclusive aquela que é considerada relevante e primordial na formação dos discentes. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma experiência docente de ensino da Matemática, por meio de oficinas de formação continuada voltada à Educação Básica. Além disso, pretende contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, complementando as disciplinas de Prática de Ensino e de Geometria. A atividade prevê duas etapas. A primeira é de aprofundamento dos estudos referentes às várias geometrias, às ferramentas lúdicas, materiais concretos e tecnológicos. A segunda etapa, decorrente da primeira, visa à realização de oficinas ou formações continuadas para professores da Educação Básica, com o intuito de mostrar as diferentes formas de abordar matemática. Propõe-se que, a partir do desenvolvimento das etapas, os envolvidos nas atividades percebam que o ensino das Geometrias pode ser mais significativo e enriquecedor na construção do conhecimento. Além disso, pretende-se levar os envolvidos no projeto a uma reflexão sobre a importância de utilizar as diferentes formas de ensinar as Geometrias e o que elas podem acrescentar ao processo de ensino e aprendizagem. Geometria é uma área ampla, trabalhada, muitas vezes, de maneira que o aluno não compreende todas as suas perspectivas; desse modo, tornam-se complexos conteúdos que, na verdade, são simples. O ensino das diferentes geometrias por meio de materiais lúdicos, concretos e até mesmo de Softwares tecnológicos permite que esses conteúdos se tornem mais fáceis de serem aprendidos, de forma mais interessante, mais criativa, divertida e, portanto, mais significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.