O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais.