Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97324
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3559
    "inscrito_id" => 14332
    "titulo" => "FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14332_TB3559_10122023171022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "emailacademico.2019@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97324
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3559
    "inscrito_id" => 14332
    "titulo" => "FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14332_TB3559_10122023171022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LORENA"
    "autor_email" => "emailacademico.2019@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.