Este trabalho tem como objetivo geral investigar os motivos que levam à desmotivação dos alunos no processo ensino/aprendizagem nas disciplinas do currículo do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de educação básica. Nesse sentido, a abordagem dos fatores que favorecem a motivação no processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental, os quais tem influenciado no desenvolvimento cognitivo dos alunos, levando a um resultado positivo em sua formação intelectual e social. É importante que o indivíduo seja estimulado, assim suas ações terão mais eficiência. Para o aluno alcançar o sucesso, se faz necessário que haja motivação, essa motivação deve partir de todos inseridos nesse processo: Instituições de Ensino, alunos, professores, equipe pedagógica e todos os profissionais envolvidos para que o ambiente escolar seja mais prazeroso possibilitando melhorar os resultados do ensino. Alunos e professores motivados apresentam melhores envolvimentos e desenvolvimentos. Mas vale ressaltar que a influência da família é muito importante para o bom rendimento social, de cidadão e intelectual. A metodologia adotada para a construção desse trabalho se dá por meio da literatura de teóricos como: Bergamini (1993), Bzuneck (2000), Fita (1999), Kinpara (2000), Moran (2009). Além da realização de uma pesquisa de campo realizada na turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior da Paraíba. Os resultados deste estudo, a partir dos referenciais teóricos e com a pesquisa realizada, apontam que, a motivação influencia o desenvolvimento de cognição e o comportamento do aluno na sala de aula, consequentemente, na comunidade em que está inserido.