O Programa de Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma política educacional de formação de professores, que promove a integração dos estudantes de licenciatura com a educação básica. As ações do PRP fortalecem e ajudam a aprofundar a formação teórico-prática, contribuem com a construção da identidade profissional docente dos licenciandos, incentivando-os na produção da pesquisa educacional com base nas experiências vivenciadas. Partindo desta premissa, o objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência a partir das ações do PRP no subprojeto Química em uma turma de primeiro ano do ensino médio, expondo os conhecimentos construídos, as dificuldades e os desafios enfrentados no período de novembro/2022 a abril/2023. A dinâmica do PRP, subprojeto de Química da UNIVASF, se estabelece a partir das seguintes etapas: 1. Reuniões mensais de planejamento das ações didáticas; 2. Reuniões mensais de socialização das experiências entre residentes, preceptores e coordenadores; 3. Regência nas escolas; 4. Participação em grupo de pesquisa. As ações vivenciadas neste período oportunizaram compreender que a profissão do professor é carregada de desafios, pois lida-se com diferentes estudantes, que apresentam estilos de aprendizagem diferentes, o que tem levado a refletir o lugar de importância que o planejamento assume na prática pedagógica do professor. Nesse movimento, percebe-se que não há receitas prontas de como ensinar e aprender os conteúdos e sim, possíveis caminhos que podem direcionar ao desenvolvimento de uma aprendizagem construtiva no ensino de Química. Os conceitos trabalhados no primeiro ano foram: modelos atômicos, propriedades periódicas, ligações químicas e geometria molecular, onde buscou-se trabalhar com metodologias participativas a partir de modelos didáticos, jogos e experimentação. As ações do programa têm contribuído fortemente para construção da identidade docente dos residentes, fortalecendo a sua formação acadêmica a partir das trocas de experiências entre os diferentes atores sociais participantes do processo.