Diante da realidade do ensino regular ou técnico, principalmente em escolas da rede pública, é imprescindível promover inovação de métodos de ensino e aprendizagem como um meio de aprimorar a qualidade da educação no cenário escolar. No âmbito do ensino de Química, as atividades experimentais surgem como uma abordagem metodológica capaz de estabelecer uma conexão significativa entre a teoria e prática, viabilizando a compreensão de conceitos intrinsecamente complexos que são de difícil visualização em aulas puramente teóricas perante os estudantes. Nessa perspectiva, a utilização de materiais de baixo custo, facilmente encontrados no cotidiano, ganha relevância, pois possibilita a substituição de equipamentos convencionais e reagentes, além de contribuir para que os estudantes visualizem a aplicabilidade dos conteúdos estudados em sala de aula. Logo, o presente trabalho, descreve o desenvolvimento de uma prática de laboratório sobre a separação e extração da caseína e albumina presentes no leite, utilizando materiais alternativos de baixo custo. Durante a execução da prática, utilizou-se de conceitos químicos sobre separação e extração da caseína e albumina do leite. Onde, a atividade foi executada por alunos do curso superior de licenciatura em Química do IFPB Campus Sousa, como parte de aulas práticas da disciplina de materiais alternativos. Na realização da prática, atentou-se para o desempenho, interesse e os comentários do experimento. Diante disso, o objetivo geral da aula prática é propor uma forma alternativa no processo de ensino e aprendizagem por meio de materiais alternativos para alunos do ensino básico da rede pública. Assim, utilizando os conhecimentos já adquiridos em sala de aula, nesse caso, na investigação de alguns componentes presentes no leite e adquirindo novos conhecimentos com a realização da prática, o estudante venha ter capacidade de entender e diferenciar muitos conceitos químicos.