As metodologias ativas têm recebido destaque no campo da educação como uma abordagem que promove a participação ativa dos discentes. No entanto, é importante reconhecer que essas metodologias também apresentam limitações que podem afetar a eficácia e o alcance dos objetivos educacionais. O objetivo desse estudo foi identificar e analisar as principais limitações que as metodologias ativas podem apresentar no processo de ensino-aprendizagem, a fim de suscitar o debate quanto a implementação dessas abordagens. Realizou-se para a presente pesquisa, uma revisão bibliográfica e documental, explorando estudos e pesquisas que abordam as limitações e as dificuldades na implementação das metodologias ativas. Foram consideradas fontes como artigos científicos, livros, dissertações e teses. A análise dos dados foi feita por meio de categorização e síntese dos principais resultados encontrados. Foram identificadas algumas limitações comuns das metodologias ativas, tais como a formação e a capacitação docente e a heterogeneidade dos educandos em termos de conhecimento prévio, habilidades técnicas e competências socioemocionais. Outra limitação está relacionada à falta de recursos tecnológicos adequados, que podem comprometer a execução das atividades propostas. O quantitativo de discentes na classe também foi identificado como um importante fator na implementação das metodologias ativas. Embora as metodologias ativas sejam amplamente valorizadas por sua capacidade de promover a participação ativa dos estudantes e estimular o aprendizado significativo, é essencial reconhecer suas limitações. Educadores devem estar cientes das dificuldades na implementação de estratégias ativas para que possam minimizar seus impactos negativos. A capacitação docente adequada, o rigoroso planejamento das atividades, a adaptação aos diferentes perfis de educandos e alocação de recursos tecnológicos suficientes são alguns dos cuidados que o educador precisa considerar no trabalho com metodologias ativas. Compreender essas limitações permitirá uma abordagem mais equilibrada e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência didática mais enriquecedora para discentes e docentes