Este estudo é oriundo do projeto de pesquisa intitulado "Educação Física no Colégio de Aplicação da UFRGS: caminhos para inclusão de alunos/as pessoas com deficiência" e objetivou compreender como a temática da inclusão de alunos/as com deficiência tem sido abordada em produções voltadas especificamente para a área de conhecimento da Educação Física. O termo inclusão está relacionado a um conjunto de ações dirigidas a garantir a participação de todos e todas na sociedade de forma equitativa, independentemente da condição física da pessoa, da etnia, da classe social, do gênero, da orientação sexual. Refere-se a aceitar o outro em sua plenitude, respeitando as diferenças. Para contemplar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura em busca desses trabalhos no endereço eletrônico da revista científica Cadernos do Aplicação e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para viabilizar o levantamento, foram inseridos nos campos de busca termos como "educação física", "inclusão", deficiência" e "PcD". Foram descartados os artigos que apareciam repetidos e aqueles que não estavam relacionados ao componente curricular Educação Física. Restaram nove estudos diretamente relacionados com a temática estudada. A revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES e na revista científica Cadernos do Aplicação permitiu visualizar estudos que abordam temáticas relevantes e enfocam desde a formação acadêmica em Educação Física, a construção dos saberes docentes, as concepções de professores e gestores sobre o processo inclusivo, até estratégias e recursos pedagógicos possíveis para serem implementados nas aulas de Educação Física.