A construção de jogos para o Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto Padre Miguelinho - Natal/RN surgiu a partir da necessidade de envolver os estudantes em métodos diferenciados de ensino-aprendizagem que visam uma maior ludicidade na forma de aprender. Para tanto, os membros do PIBID/IFRN construíram jogos para uso no LEM e com estes os estudantes podem visualizar conteúdos matemáticos de uma forma interativa. O presente trabalho trata do relato da experiência de construção destes jogos, desde as pesquisas, as escolhas, a construção e o desenvolvimento de jogos a partir da própria atuação dos licenciandos de Matemática. Buscamos refletir sobre a importância do lúdico e do recurso aos jogos e materiais manipulativos no ensino-aprendizagem de Matemática e a partir do grupo colaborativo instituído por meio do PIBID na Instituto Pe Miguelinho descrevermos como ocorreu a experiência de confecção dos jogos, bem como os resultados parciais do uso destes objetos educativos em aulas do Curso de Nivelamento realizado na instituição. Além disso, a partir dos relatórios dos membros do programa analisamos as contribuições desse processo de confecção na formação inicial de licenciando de Matemática. Concluímos que diversos saberes docentes extracurriculares são desenvolvidos nos licenciandos, principalmente ao buscar o funcionamento e as diversas potencialidades pedagógicas dos jogos, além dos resultados parciais de boa recepção, por parte dos alunos do Curso de Nivelamento, do recurso didático da ludicidade.