SILVA, Mirian Aparecida Pereira Da et al.. Projeto de conto em conto. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99089>. Acesso em: 22/11/2024 05:30
Este artigo visa apresentar o Projeto De Conto em Conto. Um projeto de contação de histórias desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Petrópolis, através de visitas agendadas em Unidades Educacionais que atendam a etapa da Educação Infantil, da educação básica. Ao longo do projeto, histórias são utilizadas de acordo com o público-alvo, planejadas de forma interativa e participativa. A implementação desse projeto é justificada pelos benefícios evidentes que essa prática proporciona às crianças. Além de ser uma prática lúdica e prazerosa, a contação de histórias oferece oportunidades valiosas de aprendizado e desenvolvimento integral. Ao integrar a contação de histórias ao currículo, as crianças passam a ter acesso a um ambiente estimulante, onde podem explorar sua imaginação, ampliar seu repertório linguístico, desenvolver habilidades cognitivas e interagir de forma significativa com os colegas e os educadores. Busca-se com esse projeto proporcionar às crianças da Educação Infantil uma base sólida para seu desenvolvimento, onde despertar a imaginação, estimular a criatividade e promover a interação significativa, crie um ambiente enriquecedor de aprendizagens, no qual a criança desenvolva suas habilidades de leitores assíduos, comunicadores eficazes e cidadãos conscientes.