O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de constituição identitária docente de um professor africano de São Tomé e Príncipe, a partir do processo narrativo de sua história de vida. Realizamos uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa narrativa com o uso de entrevista narrativa mediada por videoconferência. O participante foi selecionado a partir de uma amostragem por conveniência. Utilizamos as análises narrativa e temática em uma perspectiva dialógica para tratar as informações que emergiram da transcrição literal da videoconferência. Organizamos uma tabela com os temas, os significados e os enunciados presentes no processo conversacional da entrevista e elaboramos um mapa semiótico a partir da articulação dos temas e dos significados. A partir da análise da narrativa do participante, observamos uma perspectiva de proximidade entre ele e os seus alunos, mediada pelo contexto cultural do toque, moldada através de sua interação com seus colegas de formação, seus alunos e a sociedade em geral. Identificamos que, em seu percurso de formação inicial, ele assume posicionamentos de altruísmo e resiliência. Portanto, o processo de constituição identitária docente do professor africano é dinâmico e contextual, influenciado por suas experiências pessoais e culturais, pelo contexto em que ele ensina e por sua interação com os outros indivíduos. A pesquisa tem implicações significativas por contribuir para o debate sobre a formação e constituição identitária de professores em diferentes contextos histórico-culturais. Além disso, coopera para o desenvolvimento teórico-conceitual do campo de estudo sobre a constituição identitária docente.