A mística, originária no contexto dos acampamentos e nas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma força propulsora para que homens, mulheres e crianças encontrem força e acolhimento para reivindicar seus direitos e enfrentar os desafios existentes na luta pelo direito à Terra. Dado o seu caráter coletivo, artístico e dinâmico, ela constrói e reconstrói histórias, além de valorizar as identidades e culturas dos povos do campo. É por todas essas características que a mística também se encontra presente nas experiências educativas da Educação do Campo. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/UFOP), é compreender a importância da mística como um recurso pedagógico no contexto de instituições educativas que atuam dentro dos fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e as Licenciaturas em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa em andamento. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos que abordam a mística no contexto do MST e da Educação do Campo, para análise dos principais apontamentos e possíveis relações da mística como um recurso pedagógico. Posteriormente serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes egressos das EFA’s e três estudantes egressos das licenciaturas em Educação do Campo para compreender a presença e a importância da mística em seus processos formativos. Espera-se com os resultados dessa pesquisa valorizar e dar visibilidade social as práticas pedagógicas da Educação do Campo, rompendo com uma visão hegemônica e tradicional de Educação.