Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA MÍSTICA NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101045
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8704
    "inscrito_id" => 25520
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MÍSTICA NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO"
    "resumo" => "A mística, originária no contexto dos acampamentos e nas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma força propulsora para que homens, mulheres e crianças encontrem força e acolhimento para reivindicar seus direitos e enfrentar os desafios existentes na luta pelo direito à Terra. Dado o seu caráter coletivo, artístico e dinâmico, ela constrói e reconstrói histórias, além de valorizar as identidades e culturas dos povos do campo. É por todas essas características que a mística também se encontra presente nas experiências educativas da Educação do Campo. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/UFOP), é compreender a importância da mística como um recurso pedagógico no contexto de instituições educativas que atuam dentro dos fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e as Licenciaturas em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa em andamento. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos que abordam a mística no contexto do MST e da Educação do Campo, para análise dos principais apontamentos e possíveis relações da mística como um recurso pedagógico. Posteriormente serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes egressos das EFA’s e três estudantes egressos das licenciaturas em Educação do Campo para compreender a presença e a importância da mística em seus processos formativos. Espera-se com os resultados dessa pesquisa valorizar e dar visibilidade social as práticas pedagógicas da Educação do Campo, rompendo com uma visão hegemônica e tradicional de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25520_TB8704_04122023203616.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA MUSSE MONTEIRO FERRI"
    "autor_nome_curto" => "Joana Musse"
    "autor_email" => "joanamussemx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101045
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8704
    "inscrito_id" => 25520
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MÍSTICA NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO"
    "resumo" => "A mística, originária no contexto dos acampamentos e nas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma força propulsora para que homens, mulheres e crianças encontrem força e acolhimento para reivindicar seus direitos e enfrentar os desafios existentes na luta pelo direito à Terra. Dado o seu caráter coletivo, artístico e dinâmico, ela constrói e reconstrói histórias, além de valorizar as identidades e culturas dos povos do campo. É por todas essas características que a mística também se encontra presente nas experiências educativas da Educação do Campo. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/UFOP), é compreender a importância da mística como um recurso pedagógico no contexto de instituições educativas que atuam dentro dos fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e as Licenciaturas em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa em andamento. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos que abordam a mística no contexto do MST e da Educação do Campo, para análise dos principais apontamentos e possíveis relações da mística como um recurso pedagógico. Posteriormente serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes egressos das EFA’s e três estudantes egressos das licenciaturas em Educação do Campo para compreender a presença e a importância da mística em seus processos formativos. Espera-se com os resultados dessa pesquisa valorizar e dar visibilidade social as práticas pedagógicas da Educação do Campo, rompendo com uma visão hegemônica e tradicional de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25520_TB8704_04122023203616.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA MUSSE MONTEIRO FERRI"
    "autor_nome_curto" => "Joana Musse"
    "autor_email" => "joanamussemx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A mística, originária no contexto dos acampamentos e nas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma força propulsora para que homens, mulheres e crianças encontrem força e acolhimento para reivindicar seus direitos e enfrentar os desafios existentes na luta pelo direito à Terra. Dado o seu caráter coletivo, artístico e dinâmico, ela constrói e reconstrói histórias, além de valorizar as identidades e culturas dos povos do campo. É por todas essas características que a mística também se encontra presente nas experiências educativas da Educação do Campo. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia/UFOP), é compreender a importância da mística como um recurso pedagógico no contexto de instituições educativas que atuam dentro dos fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e as Licenciaturas em Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa em andamento. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos que abordam a mística no contexto do MST e da Educação do Campo, para análise dos principais apontamentos e possíveis relações da mística como um recurso pedagógico. Posteriormente serão realizadas entrevistas semiestruturadas com três estudantes egressos das EFA’s e três estudantes egressos das licenciaturas em Educação do Campo para compreender a presença e a importância da mística em seus processos formativos. Espera-se com os resultados dessa pesquisa valorizar e dar visibilidade social as práticas pedagógicas da Educação do Campo, rompendo com uma visão hegemônica e tradicional de Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.