O cenário educacional brasileiro ainda é falho, apresentando um elevado índice de analfabetismo entre os jovens e adultos, tornando essa problemática de grande relevância social e de responsabilidade das instituições educacionais. Sabendo que a educação de jovens e adultos é voltada para pessoas que não conseguiram concluir o ensino regular na idade correta e que é responsabilidade dos sistemas de ensino fornecerem gratuitamente condições e oportunidades dignas de aprendizagem, pensando principalmente na vivência de cada indivíduo e percebendo a dificuldade de leitura, escrita e comunicação que alguns funcionários da UEPB apresentavam, as alunas do curso de pedagogia da instituição, juntamente com a professora de Alfabetização e letramento iniciaram um curso de extensão com a proposta de alfabetizar e letrar os prestadores de serviço. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelas alunas no curso voltado para a alfabetização de três funcionários do serviço geral da central acadêmica Paulo Freire. Sendo assim, o trabalho irá apresentar algumas dificuldades expostas pelos alunos, como também os meios didático pedagógicos que contribuíram significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos, sendo possível, desconstruir o medo de errar desses adultos e superar o preconceito limitador imposto pela sociedade diante da faixa etária apresentada. Para isso, nos baseamos no método de alfabetização de Paulo Freire e Magda Soares.