Apresentamos no presente texto um relato de experiência que teve por objetivo explorar o conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva de Educação Financeira, tendo como ponto de partida a resolução de problemas para a contextualização e práticas inovadoras no campo da Matemática escolar. Desenvolvemos uma sequência de atividades em turmas dos 3º anos do Ensino Médio, na Escola Estadual Normal Padre Emídio Vianna Correia, localizada na cidade de Campina Grande - PB. O projeto esteve alinhado com o PPP e o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) da escola, proposto para ser trabalhado, durante o ano letivo de 2023. Nossa sequência trabalhou o controle de gastos e despesas, compreensão de propagandas enganosas a exemplo do “Black Friday” e de financiamentos bancários. A nossa intenção maior é a de que o aluno possa caminhar tendo noções de como a Matemática Financeira pode ajudá-lo em sua Educação Financeira, de como as ferramentas matemáticas são úteis na tomada de decisão envolvendo escolhas relacionadas ao dinheiro em distintos horizontes temporais. Do ponto de vista educacional, a aplicação deste trabalho foi uma experiência inovadora, enriquecedora e prazerosa, pois percebemos o despertar da curiosidade dos alunos ao tentarem resolver cada problema, o desenvolvimento de sua autonomia e a construção do seu saber. Ao término deste trabalho, os estudantes se mostraram muito empolgados em aplicar a matemática financeira em suas atividades cotidianas de maneira consciente. Nossa proposta possibilitou criar cidadania financeira aos alunos, cuja melhor administração de recursos permitirá aos mesmos serem multiplicadores das boas práticas junto às suas famílias.