O presente trabalho apresenta o relato de experiência realizada na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, no Rio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6º ao 9º ano do turno vespertino. Com o intuito de fomentar no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, do hábito de leitura, da criatividade, o contato com distintas culturas e o repertório de escrita, surgiu o projeto “Mais um livro”. As ações do projeto envolveram a reorganização e reativação do espaço da biblioteca, visitas guiadas pela mesma, aulas de português e literatura realizadas no espaço, rodas de conversa, contação de histórias, incentivo a empréstimos e desenvolvimento do hábito de leitura e escrita, com a produção de fichamentos sobre os livros lidos e reconhecimento do mérito leitor, além de visita a espaços culturais. Trabalhou-se a leitura como forma de compreensão do mundo a partir do desenvolvimento de um olhar questionador, com vistas a autonomia, conforme defende Paulo Freire (1981). Trabalhamos com Lucimar (2017) para quem a leitura além de possibilitar o conhecimento de conteúdos específicos, também pode ser algo que proporciona prazer e entretenimento. Também com Alves e Menezes (2011), para quem a leitura é uma ação transformadora que estimula o pensamento crítico e a inovação em sala de aula. Como resultados das ações, pudemos constatar um aumento do interesse dos estudantes pela leitura, participação nas ações da escola, fluidez da leitura, capacidade interpretativa e crescimento nos indicadores do SIMAIS/RN 2022.