Os cursos de formação de professores desempenham um papel crucial na melhoria do sistema educacional, permitindo a exploração de novas abordagens e progressos que enriquecem o sistema de ensino ao romperem com a educação padronizada e colonialista. Resultando em uma educação que valoriza as diferenças e o multiculturalismo. Apesar desses avanços, a comunidade LGBTQIAP+ enfrenta discriminações constantes nos espaços educacionais, destacando a falta de habilidade por parte dos educadores para abordar essa questão. Com isso, esta pesquisa de cunho qualitativo caracterizada como análise documental, teve como objetivo analisar o Projeto pedagógico do curso superior de Licenciatura em Química do IFRN - Campus Apodi, a fim de identificar se este possui disciplinas que abrangem as questões ligadas à sexualidade e orientação sexual. Ao analisar-se o PPC, foi possível identificar que em seu eixo das disciplinas didático pedagógicas e epistemológicas se faz presente apenas duas disciplinas que abordam tal temática, sendo Psicologia da aprendizagem que aborda os temas de gênero e diversidade, e Educação para a diversidade que aborda o tema de formação do professor para a docência com enfoque na diversidade e na educação para todos. Com base nos dados apresentados, é notório que a formação dos professores do curso de Química é um tanto fragilizada, uma vez que, em toda a grade curricular existem apenas duas disciplinas que abordam uma temática tão relevante, sendo uma delas optativa. Assim, faz-se necessário a implementação destas disciplinas para que os futuros docentes tenham em seu currículo a preparação necessária para combater casos de descriminação presentes na educação.