Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96441
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2356
    "inscrito_id" => 13181
    "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação busca promover um diálogo equitativo entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial na Escola Básica. O estágio curricular na condição de campo de pesquisa, permite ao futuro professor uma aproximação com a realidade escolar além de proporcionar experiências para o licenciando no decorrer de sua formação. Este texto coloca em relevo as vivências e a trajetória formativa de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática de universidade pública no percurso do Estágio Supervisionado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as aprendizagens construídas da estagiária no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. A realização deste estudo ocorreu à luz da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que a estagiária observa a prática do professor supervisor do estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Freire (1996), Tardiff (2002), Nóvoa (1992), Alarcão (1996), Pimenta (2022) e do enfoque teórico da aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas contribuíram bastante para a formação acadêmica, profissional e pessoal da estagiária refletindo assim sobre os processos de ensino aprendizagens. Propiciando uma análise de como lecionar uma aula da melhor forma possível, sempre se preocupando com o aprendizado significativo do aluno possibilitando um ensino interdisciplinar, lúdico, dinâmico, interativo e com sentido para a vida do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13181_TB2356_20112023150123.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA IZABEL"
    "autor_email" => "maryizabel210d@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96441
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2356
    "inscrito_id" => 13181
    "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação busca promover um diálogo equitativo entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial na Escola Básica. O estágio curricular na condição de campo de pesquisa, permite ao futuro professor uma aproximação com a realidade escolar além de proporcionar experiências para o licenciando no decorrer de sua formação. Este texto coloca em relevo as vivências e a trajetória formativa de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática de universidade pública no percurso do Estágio Supervisionado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as aprendizagens construídas da estagiária no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. A realização deste estudo ocorreu à luz da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que a estagiária observa a prática do professor supervisor do estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Freire (1996), Tardiff (2002), Nóvoa (1992), Alarcão (1996), Pimenta (2022) e do enfoque teórico da aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas contribuíram bastante para a formação acadêmica, profissional e pessoal da estagiária refletindo assim sobre os processos de ensino aprendizagens. Propiciando uma análise de como lecionar uma aula da melhor forma possível, sempre se preocupando com o aprendizado significativo do aluno possibilitando um ensino interdisciplinar, lúdico, dinâmico, interativo e com sentido para a vida do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13181_TB2356_20112023150123.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA IZABEL"
    "autor_email" => "maryizabel210d@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação busca promover um diálogo equitativo entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial na Escola Básica. O estágio curricular na condição de campo de pesquisa, permite ao futuro professor uma aproximação com a realidade escolar além de proporcionar experiências para o licenciando no decorrer de sua formação. Este texto coloca em relevo as vivências e a trajetória formativa de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática de universidade pública no percurso do Estágio Supervisionado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as aprendizagens construídas da estagiária no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. A realização deste estudo ocorreu à luz da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que a estagiária observa a prática do professor supervisor do estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Freire (1996), Tardiff (2002), Nóvoa (1992), Alarcão (1996), Pimenta (2022) e do enfoque teórico da aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas contribuíram bastante para a formação acadêmica, profissional e pessoal da estagiária refletindo assim sobre os processos de ensino aprendizagens. Propiciando uma análise de como lecionar uma aula da melhor forma possível, sempre se preocupando com o aprendizado significativo do aluno possibilitando um ensino interdisciplinar, lúdico, dinâmico, interativo e com sentido para a vida do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.