REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101244 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8970 "inscrito_id" => 11516 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, a dinâmica familiar relacionada ao acompanhamento dos filhos no ensino infantil adquiriu complexidade, levando-se em conta a partilha do cuidado e educação de crianças pequenas entre a família e outras instituições. Esse comportamento tem afetado a forma como o desenvolvimento escolar é acompanhado, levando, por vezes, à negligência das responsabilidades familiares e à quase completa transferência dessas responsabilidades para a escola. Isso resultou em uma redefinição dos papéis tradicionais da instituição escolar. Partimos de uma indagação que guiou o enfoque da pesquisa: Até que ponto cada uma das instituições é responsável? O objetivo deste artigo é identificar o papel da família no processo de ensino da criança e demonstrar como a colaboração entre as duas instituições pode ter um impacto positivo. De abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em uma revisão sistemática da literatura, abrangendo um período de dez anos de artigos do Portal eduCAPES, seguindo as seguintes categorias que compõe o estudo: família, escola, desenvolvimento escolar, ensino e aprendizagem, e criança. Os achados da pesquisa revelam que ambas as instituições frequentemente atribuem culpa ao outro pela falta de progresso adequado das crianças, resultando em um cenário de responsabilização mútua quando o desenvolvimento não ocorre conforme o esperado. É crucial reconhecer que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre essas duas instituições, e a colaboração entre elas desempenha um papel fundamental para garantir um desenvolvimento educacional saudável e completo nas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11516_TB8970_08122023204743.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENICE BARBOSA SILVA" "autor_nome_curto" => "DENICE" "autor_email" => "denicebarbosaah@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101244 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8970 "inscrito_id" => 11516 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, a dinâmica familiar relacionada ao acompanhamento dos filhos no ensino infantil adquiriu complexidade, levando-se em conta a partilha do cuidado e educação de crianças pequenas entre a família e outras instituições. Esse comportamento tem afetado a forma como o desenvolvimento escolar é acompanhado, levando, por vezes, à negligência das responsabilidades familiares e à quase completa transferência dessas responsabilidades para a escola. Isso resultou em uma redefinição dos papéis tradicionais da instituição escolar. Partimos de uma indagação que guiou o enfoque da pesquisa: Até que ponto cada uma das instituições é responsável? O objetivo deste artigo é identificar o papel da família no processo de ensino da criança e demonstrar como a colaboração entre as duas instituições pode ter um impacto positivo. De abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em uma revisão sistemática da literatura, abrangendo um período de dez anos de artigos do Portal eduCAPES, seguindo as seguintes categorias que compõe o estudo: família, escola, desenvolvimento escolar, ensino e aprendizagem, e criança. Os achados da pesquisa revelam que ambas as instituições frequentemente atribuem culpa ao outro pela falta de progresso adequado das crianças, resultando em um cenário de responsabilização mútua quando o desenvolvimento não ocorre conforme o esperado. É crucial reconhecer que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre essas duas instituições, e a colaboração entre elas desempenha um papel fundamental para garantir um desenvolvimento educacional saudável e completo nas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11516_TB8970_08122023204743.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENICE BARBOSA SILVA" "autor_nome_curto" => "DENICE" "autor_email" => "denicebarbosaah@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }