Na sociedade contemporânea, a dinâmica familiar relacionada ao acompanhamento dos filhos no ensino infantil adquiriu complexidade, levando-se em conta a partilha do cuidado e educação de crianças pequenas entre a família e outras instituições. Esse comportamento tem afetado a forma como o desenvolvimento escolar é acompanhado, levando, por vezes, à negligência das responsabilidades familiares e à quase completa transferência dessas responsabilidades para a escola. Isso resultou em uma redefinição dos papéis tradicionais da instituição escolar. Partimos de uma indagação que guiou o enfoque da pesquisa: Até que ponto cada uma das instituições é responsável? O objetivo deste artigo é identificar o papel da família no processo de ensino da criança e demonstrar como a colaboração entre as duas instituições pode ter um impacto positivo. De abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em uma revisão sistemática da literatura, abrangendo um período de dez anos de artigos do Portal eduCAPES, seguindo as seguintes categorias que compõe o estudo: família, escola, desenvolvimento escolar, ensino e aprendizagem, e criança. Os achados da pesquisa revelam que ambas as instituições frequentemente atribuem culpa ao outro pela falta de progresso adequado das crianças, resultando em um cenário de responsabilização mútua quando o desenvolvimento não ocorre conforme o esperado. É crucial reconhecer que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre essas duas instituições, e a colaboração entre elas desempenha um papel fundamental para garantir um desenvolvimento educacional saudável e completo nas crianças.