O presente trabalho é um recorte de uma monografia de trabalho de conclusão de curso, no qual buscou-se analisar a maneira como a Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina, explora a Educação Estatística no curso de Licenciatura em Matemática na concepção da constituição da Identidade Profissional Docente. Esta pesquisa é de natureza qualitativa na perspectiva da abordagem interpretativista, se caracteriza como aplicada, com propósito exploratório e é classificada como pesquisa de campo, cujo objetivo é criar categorias de análise da Identidade Profissional dos estudantes da UPE- Campus Petrolina, entrevistados. A pesquisa tem um total de seis participantes, sendo quatro estudantes licenciandos, dos quais dois que não cursaram as disciplinas Estatística/Elementos de Estatística e Prática V, que abordam a temática em questão, dois licenciandos que cursaram as disciplinas e dois egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UPE Campus Petrolina. As categorias de análise são subsidiadas por trabalhos que abordam a Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática, destacando a importância de abordagens de formação de professores que vão além dos conhecimentos disciplinares, permitindo que os futuros professores se envolvam em um processo de desenvolvimento profissional mais abrangente e reflexivo. Os principais resultados vão de encontro com as lacunas apontadas pela literatura, sugerindo a falta de eficácia no preparo dos licenciandos de Matemática para trabalhar com a Educação Estatística.