SAÚDE ÚNICA, IMUNIZAÇÃO E ZOONOSES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99823 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6816 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "SAÚDE ÚNICA, IMUNIZAÇÃO E ZOONOSES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Saúde Única é uma iniciativa que trata da interconexão entre a saúde humana, animal, das plantas e do ambiente. A abordagem destaca a importância da prevenção das enfermidades infecciosas por meio de vacinação, educação em saúde e vigilância, promovendo uma saúde global e abrangente. Objetivou-se elaborar e avaliar uma estratégia de ensino investigativo sobre Saúde Única e a importância da vacinação na prevenção de doenças infecciosas. A metodologia proposta teve os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, mediante uma sequência de atividades investigativas, de acordo Carvalho (2013). A pesquisa foi desenvolvida com 31 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Garanhuns-PE. O estudo foi composto pelas etapas: Problematização (questionário de investigação sobre conceitos a serem trabalhados); Sistematização coletiva de conhecimento (análise de gráficos da relação vacina e óbito por COVID-19 e ciclo da raiva); Sistematização individual (pesquisa da vacinal de familiares); Leitura de texto e Aprofundamento teórico (revisão de conceitos e produção de mapas conceituais), sendo os dados coletados ao longo do processo. As atividades tiveram a intencionalidade de verificar quais conceitos requeriam mais intervenções. Dos 31 alunos, 27 (87,0%) participaram da pesquisa, sendo possível verificar o conhecimento prévio sobre as vacinas, raiva e COVID-19, contudo o termo Saúde Única foi uma novidade. Os estudantes destacaram a fundamental contribuição da vacinação na redução curso da infecção da COVID-19, bem como evidenciaram a negligência/falta de informação dos familiares com o processo imunização. A última etapa foi realizada por 26/31 (83,8%), evidenciando e reconhecendo que a Saúde Única envolve a promoção da saúde e bem-estar considerando a tríade homem-animais-meio ambiente. O ensino investigativo estimula nos estudantes o hábito de investigar para construir conhecimentos, contribui para o entendimento dos processos de construção do conhecimento científico e estimula as dimensões afetivas no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID919_TB6816_19102023040410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIVONALDO VANIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARIVONALDO" "autor_email" => "arivonaldo_vaniel@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99823 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6816 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "SAÚDE ÚNICA, IMUNIZAÇÃO E ZOONOSES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Saúde Única é uma iniciativa que trata da interconexão entre a saúde humana, animal, das plantas e do ambiente. A abordagem destaca a importância da prevenção das enfermidades infecciosas por meio de vacinação, educação em saúde e vigilância, promovendo uma saúde global e abrangente. Objetivou-se elaborar e avaliar uma estratégia de ensino investigativo sobre Saúde Única e a importância da vacinação na prevenção de doenças infecciosas. A metodologia proposta teve os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, mediante uma sequência de atividades investigativas, de acordo Carvalho (2013). A pesquisa foi desenvolvida com 31 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Garanhuns-PE. O estudo foi composto pelas etapas: Problematização (questionário de investigação sobre conceitos a serem trabalhados); Sistematização coletiva de conhecimento (análise de gráficos da relação vacina e óbito por COVID-19 e ciclo da raiva); Sistematização individual (pesquisa da vacinal de familiares); Leitura de texto e Aprofundamento teórico (revisão de conceitos e produção de mapas conceituais), sendo os dados coletados ao longo do processo. As atividades tiveram a intencionalidade de verificar quais conceitos requeriam mais intervenções. Dos 31 alunos, 27 (87,0%) participaram da pesquisa, sendo possível verificar o conhecimento prévio sobre as vacinas, raiva e COVID-19, contudo o termo Saúde Única foi uma novidade. Os estudantes destacaram a fundamental contribuição da vacinação na redução curso da infecção da COVID-19, bem como evidenciaram a negligência/falta de informação dos familiares com o processo imunização. A última etapa foi realizada por 26/31 (83,8%), evidenciando e reconhecendo que a Saúde Única envolve a promoção da saúde e bem-estar considerando a tríade homem-animais-meio ambiente. O ensino investigativo estimula nos estudantes o hábito de investigar para construir conhecimentos, contribui para o entendimento dos processos de construção do conhecimento científico e estimula as dimensões afetivas no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID919_TB6816_19102023040410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIVONALDO VANIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARIVONALDO" "autor_email" => "arivonaldo_vaniel@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }