A Saúde Única é uma iniciativa que trata da interconexão entre a saúde humana, animal, das plantas e do ambiente. A abordagem destaca a importância da prevenção das enfermidades infecciosas por meio de vacinação, educação em saúde e vigilância, promovendo uma saúde global e abrangente. Objetivou-se elaborar e avaliar uma estratégia de ensino investigativo sobre Saúde Única e a importância da vacinação na prevenção de doenças infecciosas. A metodologia proposta teve os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, mediante uma sequência de atividades investigativas, de acordo Carvalho (2013). A pesquisa foi desenvolvida com 31 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Garanhuns-PE. O estudo foi composto pelas etapas: Problematização (questionário de investigação sobre conceitos a serem trabalhados); Sistematização coletiva de conhecimento (análise de gráficos da relação vacina e óbito por COVID-19 e ciclo da raiva); Sistematização individual (pesquisa da vacinal de familiares); Leitura de texto e Aprofundamento teórico (revisão de conceitos e produção de mapas conceituais), sendo os dados coletados ao longo do processo. As atividades tiveram a intencionalidade de verificar quais conceitos requeriam mais intervenções. Dos 31 alunos, 27 (87,0%) participaram da pesquisa, sendo possível verificar o conhecimento prévio sobre as vacinas, raiva e COVID-19, contudo o termo Saúde Única foi uma novidade. Os estudantes destacaram a fundamental contribuição da vacinação na redução curso da infecção da COVID-19, bem como evidenciaram a negligência/falta de informação dos familiares com o processo imunização. A última etapa foi realizada por 26/31 (83,8%), evidenciando e reconhecendo que a Saúde Única envolve a promoção da saúde e bem-estar considerando a tríade homem-animais-meio ambiente. O ensino investigativo estimula nos estudantes o hábito de investigar para construir conhecimentos, contribui para o entendimento dos processos de construção do conhecimento científico e estimula as dimensões afetivas no processo de aprendizagem.