A escrita acadêmica é cercada por inseguranças pela maioria dos estudantes, tendo em vista a complexidade de sua execução. Nessa perspectiva, adquirir a prática do letramento acadêmico é essencial para a compreensão dos principais gêneros textuais pertinentes à graduação, tendo em vista que a maioria dos discentes encontra grande dificuldade durante essas produções, e acabam por reprovar nas disciplinas de monografia, ou ainda, não possuem produção e publicação de artigos suficientes para suas demandas extracurriculares. No Brasil, o processo de leitura e escrita, de modo geral, possui entraves durante toda a educação básica, processo esse que perdura até o ensino superior. Nestes termos, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade de pesquisa, discussão e divulgação dessa temática e sua incidência sobre a qualidade do ensino. A prática do letramento ultrapassa os limites entre apenas ler e escrever, infere-se a uma reflexão mais profunda, a um posicionamento crítico mediante os problemas da sociedade. Nessa prossecução, o presente estudo possui como objetivo geral promover uma discussão sobre os principais desafios da pesquisa e da produção científica no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza básica com embasamento teórico necessário para o arcabouço de sua produção. Depreende-se; portanto, que fomentar a prática da pesquisa científica, leitura e produção textual desde a educação básica é fundamental, afinal, esse é um processo gradativo na construção da identidade do estudante, tendo em vista a necessidade urgente desse paradigma na educação.