O trabalho foi realizado a partir do levantamento das dissertações da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Física – PROEF, nos doze núcleos conveniados ao programa no primeiro processo seletivo, que abordassem a temática da avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Dos 143 estudantes que concluíram nesta primeira turma apenas 7 deles se debruçaram a buscar aprofundar seus conhecimentos acerca da temática em estudo, se restringindo a aproximadamente 5% das dissertações do programa. Demonstrando assim, que embora a avaliação seja um elemento fundamental na prática pedagógica dos discentes poucas pesquisas a tiveram enquanto objeto de estudo. Este estudo teve por objetivo conhecer as concepções de avaliação, teorias pedagógicas que baseiam a prática avaliativa, os desafios e limitações enfrentadas na prática docente, assim como conhecer as possibilidades e as experiências compartilhadas pelos(as) mesmos(as). No primeiro momento foi realizado um levantamento e uma análise descritiva das dissertações encontradas. Em segundo momento foi realizada uma síntese da investigação empreendida. Ao analisar as produções da primeira turma do mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional foi possível notar que os estudos referentes a avaliação do processo de ensino-aprendizagem tiveram em sua totalidade uma base de referência crítica, assim como percebe-se um predomínio na abordagem crítico-superadora enquanto perspectiva adotada pelos(as) docentes-pesquisadores(as).