Este artigo foi desenvolvido a partir do Relatório de Estágio Supervisionado II, Componente Curricular Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Matemática. A realização do Estágio ocorreu de forma presencial, após dois anos de aulas remotas. O objetivo é descrever os impactos surgidos na sala de aula, em turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública da Educação Básica do Município de Castanhal – Pará, durante o período em que o Estágio Supervisionado foi realizado. A abordagem aqui proposta, visa discutir acerca da importância da realização do Estágio para a formação do licenciando em Matemática, apontando as problemáticas intrínsecas desse processo. Além das problemáticas habituais, a realização do Estágio decorreu sob algumas variáveis – Processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental; Lacunas de Aprendizagem dos Alunos; Mudanças de configuração, agora são professores horistas – apontadas no artigo, que podem ter como principal causa, a prolongada ausência da escola. Durante este período, tivemos oportunidades diárias de transformar o conhecimento teórico em prática por meio de ações pedagógicas que contribuíram para moldar nosso perfil de professor, visto que o estágio é o momento em que somos colocados em contato direto com o ambiente que iremos desenvolver a parte prática da formação. O Estágio, ocorreu em dois momentos - observação e regência de sala de aula. Para este último, planejamos aulas e atividades contextualizadas, que foram (re)estruturadas e focadas nas dificuldades mais latentes das turmas. Consideramos relevante, ressaltar o apoio e colaboração de toda comunidade escolar, do professor das turmas e dos alunos, o que contribuiu de forma incisiva para a realização deste trabalho, que foi finalizado com uma visão da realidade da sala de aula do cotidiano docente.