VIEIRA, Romario Da Costa et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100116>. Acesso em: 23/12/2024 03:51
Reconhecer a importância da educação construída desde o seio familiar, traz a compreensão desse processo contínuo e significativo perante todos os momentos de nossas vidas. A escola, enquanto uma instituição secundária, também detém grande valor social, pois a sua principal função é o desenvolvimento de habilidades e conceitos não construídos na família. Objetiva-se por meio deste trabalho analisar as contribuições da família e destacar a sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos seus descendentes surdos. A justificativa constitui-se principalmente pelo constante contato e interação com os indivíduos surdos, no curso de Letras Libras da UFERSA, trazendo a principal motivação para o desenvolvimento desta investigação. Para a construção da base teórica, confere-se os estudos de VYGOTSKY (1991), REGO (1995), OLIVEIRA (2006) e VIANA et al (2021), que argumentam principalmente sobre os conceitos de desenvolvimento pessoal, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a perspectiva sociointeracionista. Metodologicamente, classifica-se o trabalho por abordagem qualitativa segundo GOLDENBERG (1997), quanto aos objetivos por pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos técnicos é realizada pesquisas bibliográficas conforme GIL (2002). Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, onde por meio de entrevistas estruturadas, foram sondadas as respostas de dois sujeitos colaboradores na pesquisa, logo as suas falas argumentam e contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos. Os resultados podem evidenciar que nessas realidades, as famílias são fortes pilares para o processo formativo destes filhos surdos, visto que, esse grupo é a sua primeira e principal zona de desenvolvimento proximal, em seguida vem a escola contribuindo por meio dos profissionais e do suporte didático/pedagógico desenvolvidos em seu ambiente, bem como, com os aprendizados sociointeracionistas e culturais em que esses estão cotidianamente expostos.