Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NASCI SURDO: COMO A MINHA FAMÍLIA TEM CONTRIBUÍDO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL?”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100116
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7206
    "inscrito_id" => 21783
    "titulo" => "“NASCI SURDO: COMO A MINHA FAMÍLIA TEM CONTRIBUÍDO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL?”"
    "resumo" => "Reconhecer a importância da educação construída desde o seio familiar, traz a compreensão desse processo contínuo e significativo perante todos os momentos de nossas vidas. A escola, enquanto uma instituição secundária, também detém grande valor social, pois a sua principal função é o desenvolvimento de habilidades e conceitos não construídos na família. Objetiva-se por meio deste trabalho analisar as contribuições da família e destacar a sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos seus descendentes surdos. A justificativa constitui-se principalmente pelo constante contato e interação com os indivíduos surdos, no curso de Letras Libras da UFERSA, trazendo a principal motivação para o desenvolvimento desta investigação. Para a construção da base teórica, confere-se os estudos de VYGOTSKY (1991), REGO (1995), OLIVEIRA (2006) e VIANA et al (2021), que argumentam principalmente sobre os conceitos de desenvolvimento pessoal, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a perspectiva sociointeracionista. Metodologicamente, classifica-se o trabalho por abordagem qualitativa segundo GOLDENBERG (1997), quanto aos objetivos por pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos técnicos é realizada pesquisas bibliográficas conforme GIL (2002). Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, onde por meio de entrevistas estruturadas, foram sondadas as respostas de dois sujeitos colaboradores na pesquisa, logo as suas falas argumentam e contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos. Os resultados podem evidenciar que nessas realidades, as famílias são fortes pilares para o processo formativo destes filhos surdos, visto que, esse grupo é a sua primeira e principal zona de desenvolvimento proximal, em seguida vem a escola contribuindo por meio dos profissionais e do suporte didático/pedagógico desenvolvidos em seu ambiente, bem como, com os aprendizados sociointeracionistas e culturais em que esses estão cotidianamente expostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB7206_04102023194623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA"
    "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100116
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7206
    "inscrito_id" => 21783
    "titulo" => "“NASCI SURDO: COMO A MINHA FAMÍLIA TEM CONTRIBUÍDO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL?”"
    "resumo" => "Reconhecer a importância da educação construída desde o seio familiar, traz a compreensão desse processo contínuo e significativo perante todos os momentos de nossas vidas. A escola, enquanto uma instituição secundária, também detém grande valor social, pois a sua principal função é o desenvolvimento de habilidades e conceitos não construídos na família. Objetiva-se por meio deste trabalho analisar as contribuições da família e destacar a sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos seus descendentes surdos. A justificativa constitui-se principalmente pelo constante contato e interação com os indivíduos surdos, no curso de Letras Libras da UFERSA, trazendo a principal motivação para o desenvolvimento desta investigação. Para a construção da base teórica, confere-se os estudos de VYGOTSKY (1991), REGO (1995), OLIVEIRA (2006) e VIANA et al (2021), que argumentam principalmente sobre os conceitos de desenvolvimento pessoal, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a perspectiva sociointeracionista. Metodologicamente, classifica-se o trabalho por abordagem qualitativa segundo GOLDENBERG (1997), quanto aos objetivos por pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos técnicos é realizada pesquisas bibliográficas conforme GIL (2002). Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, onde por meio de entrevistas estruturadas, foram sondadas as respostas de dois sujeitos colaboradores na pesquisa, logo as suas falas argumentam e contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos. Os resultados podem evidenciar que nessas realidades, as famílias são fortes pilares para o processo formativo destes filhos surdos, visto que, esse grupo é a sua primeira e principal zona de desenvolvimento proximal, em seguida vem a escola contribuindo por meio dos profissionais e do suporte didático/pedagógico desenvolvidos em seu ambiente, bem como, com os aprendizados sociointeracionistas e culturais em que esses estão cotidianamente expostos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB7206_04102023194623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA"
    "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Reconhecer a importância da educação construída desde o seio familiar, traz a compreensão desse processo contínuo e significativo perante todos os momentos de nossas vidas. A escola, enquanto uma instituição secundária, também detém grande valor social, pois a sua principal função é o desenvolvimento de habilidades e conceitos não construídos na família. Objetiva-se por meio deste trabalho analisar as contribuições da família e destacar a sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos seus descendentes surdos. A justificativa constitui-se principalmente pelo constante contato e interação com os indivíduos surdos, no curso de Letras Libras da UFERSA, trazendo a principal motivação para o desenvolvimento desta investigação. Para a construção da base teórica, confere-se os estudos de VYGOTSKY (1991), REGO (1995), OLIVEIRA (2006) e VIANA et al (2021), que argumentam principalmente sobre os conceitos de desenvolvimento pessoal, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a perspectiva sociointeracionista. Metodologicamente, classifica-se o trabalho por abordagem qualitativa segundo GOLDENBERG (1997), quanto aos objetivos por pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos técnicos é realizada pesquisas bibliográficas conforme GIL (2002). Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa de campo, onde por meio de entrevistas estruturadas, foram sondadas as respostas de dois sujeitos colaboradores na pesquisa, logo as suas falas argumentam e contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos. Os resultados podem evidenciar que nessas realidades, as famílias são fortes pilares para o processo formativo destes filhos surdos, visto que, esse grupo é a sua primeira e principal zona de desenvolvimento proximal, em seguida vem a escola contribuindo por meio dos profissionais e do suporte didático/pedagógico desenvolvidos em seu ambiente, bem como, com os aprendizados sociointeracionistas e culturais em que esses estão cotidianamente expostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.