Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer a perspectiva de participantes de um curso de especialização em Matemática para professores da educação básica, ofertado por uma instituição federal de educação, ciência e tecnologia, sobre o planejamento de ensino na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem. O DUA tem como fundamentos os princípios do desenho universal, que nasceu no campo da Arquitetura, e apoia-se em princípios da Neurociências que fornece base sólida de como o cérebro aprende. Para tanto, foram analisados os organizadores gráficos produzidos pelos participantes matriculados na disciplina “Matemática Inclusiva”. O organizador gráfico do DUA foi proposto pela então, organização estadunidense Centre of Applied Special Technologies (CAST) – Centro de Tecnologias Especiais Aplicadas, em português, e consiste em uma espécie de framework para o planejamento de um currículo que maximize a igualdade de oportunidades e minimize as barreiras pedagógicas nos diversos espaços escolares. Os resultados mostram um repertório adequado para pensar a diferenciação curricular como estratégia inclusiva para participação e aprendizagem escolar que considera a singularidade do estudante em um ambiente coletivo. Contudo, depreende-se que, os espaços formativos orientados através da planificação do DUA representam um ambiente robusto e pleno de significados, pois permite perspectivar transformações curriculares inclusivas, experienciar um processo de auto-gestão da prática pedagógica, problematizar ações para uma aprendizagem equitativa, reconhecer e valorizar a diversidade e fortalecer a promoção de uma cultura de inclusão escolar.