VASCONCELOS, Ana Verônica Morais Alves De et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100366>. Acesso em: 08/11/2024 02:13
É comum, no ensino de Ciências ou Biologia, o uso de práticas educacionais baseadas somente nos livros didáticos. Todavia, transpor/contextualizar as problemáticas que envolvem as temáticas científicas ao cotidiano dos alunos pode se tornar uma tarefa desafiadora, mesmo em conteúdos não tão abstratos, como os da zoologia. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um álbum seriado como recurso didático para facilitar o ensino do Filo Arthropoda em uma escola de ensino médio. O trabalho ocorreu em uma escola da rede pública estadual, no segundo ano do Ensino Médio, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A elaboração e execução do álbum foi dividida em quatro etapas. A primeira caracterizou-se na apresentação da proposta e orientação da turma, seguido da construção do álbum físico com as informações trazidas acerca dos animais, na terceira e quarta etapa houveram as apresentações dos álbuns confeccionados em sala de aula. Através da exposição dos álbuns em sala de aula, foi visto que os discentes conseguiram identificar e entender diversas espécies de Artrópodes, compreendendo sua importância ecológica e social. Além disso, o recurso proporcionou momentos de desmistificação sobre preconceitos e repulsa por alguns Artrópodes, evidenciando a diversidade do Filo e as diversas funções que eles atuam em seus nichos ecológicos, trazendo benefícios para os seres humanos. Portanto, a proposta do recurso didático supracitado foi capaz de estimular os estudantes a desenvolverem conhecimento e criatividade, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.