São evidentes os desafios enfrentados pelos educadores da EJA, entre eles: a evasão escolar e a baixa autoestima dos alunos, bem como os desafios enfrentados pelos discentes, que retornam à sala de aula com objetivo de superar preconceitos, críticas e discriminação, tanto no ambiente familiar, como na vida em sociedade. No entanto essa modalidade de ensino requer educadores altamente qualificados, além de possuir habilidades incentivadoras para receber e acolher uma diversidade de jovens e adultos com diferentes realidades, que por sua vez não tiveram acesso à escola ou por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. Esse trabalho propõe apresentar a metodologia: Projeto de Vida, ministradas como proposta a fim de combater a evasão escolar e erigir a autoestima dos alunos da EJA em anos iniciais da Escola Municipal Francisco de Oliveira de Melo, localizada em Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Freire (1999), Costa e Silva (2015), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados apresentaram relevantes considerações na redução da taxa da evasão destes estudantes, além de propiciar maior autonomia, instigando-os a construírem sua própria identidade de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional desses indivíduos.