Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100405
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7603
    "inscrito_id" => 3583
    "titulo" => "CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possibilitando aos doutorandos um contato direto com a sala de aula no âmbito do Ensino Superior. Essa vivência é articulada às atividades teórico-práticas desenvolvidas na formação inicial de professores/as, objetivando o aprimoramento dessa formação e possibilitando novas maneiras de atuação em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar como as atividades formativas foram desenvolvidas no âmbito do Estágio à Docência, buscando destacar suas potencialidades para a qualificação docente. Este estudo trata-se de um relato de experiência que buscou evidenciar na Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, as principais atividades desenvolvidas durante o semestre 2022.1, que possibilitaram aprendizagens e fortalecimento das relações professor-aluno e aluno-aluno. Para esta escrita, escolheu-se as propostas desenvolvidas presencialmente na disciplina Biologia Celular, de março a junho de 2022. Com base nessa realidade, destaca-se que a Biologia Celular é ofertada no primeiro semestre e contou com um público de 21 estudantes. Deste modo, além de conduzir os/as estudantes por caminhos pavimentados, é preciso que o/a docente articule abordagens teóricas e práticas e oportunize diferentes aprendizagens. A Licenciatura em Ciências Biológicas da FECLI/UECE oportunizou abordagens e vivências em diferentes aspectos, contextos a partir de variadas estratégias de ensino e de aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se as ações executadas no semestre: aulas expositivo-dialogadas; aulas práticas (em sala ou no laboratório de Biologia) e aulas dinâmicas, com utilização de recursos tecnológicos e digitais; além da confecção de uma célula eucariótica com matérias de baixo custo; aula prática de microscopia e visualização de lâminas permanentes; quizzes; elaboração de mapas conceituais e paródias e, ainda, a construção de maquetes de células em biscuit."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3583_TB7603_20062023233853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA"
    "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100405
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7603
    "inscrito_id" => 3583
    "titulo" => "CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possibilitando aos doutorandos um contato direto com a sala de aula no âmbito do Ensino Superior. Essa vivência é articulada às atividades teórico-práticas desenvolvidas na formação inicial de professores/as, objetivando o aprimoramento dessa formação e possibilitando novas maneiras de atuação em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar como as atividades formativas foram desenvolvidas no âmbito do Estágio à Docência, buscando destacar suas potencialidades para a qualificação docente. Este estudo trata-se de um relato de experiência que buscou evidenciar na Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, as principais atividades desenvolvidas durante o semestre 2022.1, que possibilitaram aprendizagens e fortalecimento das relações professor-aluno e aluno-aluno. Para esta escrita, escolheu-se as propostas desenvolvidas presencialmente na disciplina Biologia Celular, de março a junho de 2022. Com base nessa realidade, destaca-se que a Biologia Celular é ofertada no primeiro semestre e contou com um público de 21 estudantes. Deste modo, além de conduzir os/as estudantes por caminhos pavimentados, é preciso que o/a docente articule abordagens teóricas e práticas e oportunize diferentes aprendizagens. A Licenciatura em Ciências Biológicas da FECLI/UECE oportunizou abordagens e vivências em diferentes aspectos, contextos a partir de variadas estratégias de ensino e de aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se as ações executadas no semestre: aulas expositivo-dialogadas; aulas práticas (em sala ou no laboratório de Biologia) e aulas dinâmicas, com utilização de recursos tecnológicos e digitais; além da confecção de uma célula eucariótica com matérias de baixo custo; aula prática de microscopia e visualização de lâminas permanentes; quizzes; elaboração de mapas conceituais e paródias e, ainda, a construção de maquetes de células em biscuit."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3583_TB7603_20062023233853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA"
    "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possibilitando aos doutorandos um contato direto com a sala de aula no âmbito do Ensino Superior. Essa vivência é articulada às atividades teórico-práticas desenvolvidas na formação inicial de professores/as, objetivando o aprimoramento dessa formação e possibilitando novas maneiras de atuação em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar como as atividades formativas foram desenvolvidas no âmbito do Estágio à Docência, buscando destacar suas potencialidades para a qualificação docente. Este estudo trata-se de um relato de experiência que buscou evidenciar na Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, as principais atividades desenvolvidas durante o semestre 2022.1, que possibilitaram aprendizagens e fortalecimento das relações professor-aluno e aluno-aluno. Para esta escrita, escolheu-se as propostas desenvolvidas presencialmente na disciplina Biologia Celular, de março a junho de 2022. Com base nessa realidade, destaca-se que a Biologia Celular é ofertada no primeiro semestre e contou com um público de 21 estudantes. Deste modo, além de conduzir os/as estudantes por caminhos pavimentados, é preciso que o/a docente articule abordagens teóricas e práticas e oportunize diferentes aprendizagens. A Licenciatura em Ciências Biológicas da FECLI/UECE oportunizou abordagens e vivências em diferentes aspectos, contextos a partir de variadas estratégias de ensino e de aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se as ações executadas no semestre: aulas expositivo-dialogadas; aulas práticas (em sala ou no laboratório de Biologia) e aulas dinâmicas, com utilização de recursos tecnológicos e digitais; além da confecção de uma célula eucariótica com matérias de baixo custo; aula prática de microscopia e visualização de lâminas permanentes; quizzes; elaboração de mapas conceituais e paródias e, ainda, a construção de maquetes de células em biscuit.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.