O uso de oficinas requer uma diversificação de conhecimentos que enfatiza a troca de aprendizado para que a interação seja correspondente ao conteúdo abordado. Assim, esse trabalho, com a utilização de oficinas, teve como objetivo geral desmistificar e esclarecer que a radioatividade surge como um aliado ao conhecimento prévio que está presente em diversas áreas de trabalho, beneficiando assim, a sociedade como um todo. A exposição ocorreu em uma escola estadual de Pernambuco, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a colaboração dos bolsistas do curso de Licenciatura em Química. Inicialmente, foi explanado o contexto histórico, em que se relatava a importância de grandes cientistas que contribuíram para a descoberta da radioatividade e sua utilização na vida humana. No segundo momento, apresentou-se os diversos benefícios da aplicação na medicina, em específico, no tratamento de câncer de mama, que no Brasil atinge milhares de mulheres. Por fim, com o uso de uma maquete, foi apresentada a aplicação da radioatividade na produção de energia através do processo de fissão-nuclear e os seus impactos em usinas nucleares. Durante a exposição, foi possível perceber a motivação, socialização, e o interesse na temática abordada. Assim, ocasionou numa melhor compreensão dos aspectos científicos, como também, os fatores que a radioatividade impacta em nossa sociedade. A aplicação de um questionário contemplando todos os conteúdos explanados na oficina, mostrou que os estudantes foram capazes de consolidar e aplicar o conhecimento adquirido. Diante disso, a vivência desta oficina mostrou-se de grande relevância para materializar conceitos considerados abstratos e oportunizar o compartilhamento de ideias de maneira dinâmica, para que o processo de aprendizagem seja construído de forma mais eficiente.