DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DO ALUNO COM TDAH NA SALA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5415 "inscrito_id" => 3836 "titulo" => "DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DO ALUNO COM TDAH NA SALA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH, pode ser entendido e definido como um comportamento e ou conduta imprópria referente a regulação da atenção e hiperatividade, afetando as sensações e a motricidade do aluno e ou aluna, e dessa forma dificultando o ensino, a aprendizagem e consequentemente o rendimento escolar por conta deste transtorno (ABDA,2021). Apontar as dificuldades que o aluno com TDAH enfrenta na sala regular, em seu processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública estadual de anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência, a partir de observações e regências feitas em sala de aula, com seis alunos (meninos), diagnosticados com TDAH, e que estudam na sala regular, sem mediador e sem o atendimento educacional especializado. Com o decorrer das aulas, da escuta e da prudência em relação aos alunos com o TDAH, o dia a dia na escola, se torna muita das vezes um processo desafiador para eles, tanto na escrita, na leitura, no raciocínio lógico, na coordenação motora entre outros. Sem o apoio escolar que deveriam ter, já que é garantido por lei, as crianças acabam não conseguindo acompanhar e progredir junto a turma regular, causando neles impedimento, desconforto e baixa autoestima em seu processo de aprendizagem, dessa forma, bloqueando o desenvolvimento deles com os dos demais alunos e alunas. Assim, foi perceptível, na sala regular que o aluno com TDAH, acabam tendo limitações na sua formação inicial, quando não possui um suporte adequado na sua educação formal, ou seja, na escola. Também vale ressaltar, a maneira como se media e se repassa os conhecimentos para estes alunos, pois, é relevante identificar e propor atividades ativas e significativas para que, os mesmos possam aprender de forma inclusiva e com qualidade, afinal é um direito de todos. E é responsabilidade da escola, do estado e da família assegurar a educação de pessoas com TDAH." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3836_TB5415_06122023181236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5415 "inscrito_id" => 3836 "titulo" => "DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DO ALUNO COM TDAH NA SALA REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH, pode ser entendido e definido como um comportamento e ou conduta imprópria referente a regulação da atenção e hiperatividade, afetando as sensações e a motricidade do aluno e ou aluna, e dessa forma dificultando o ensino, a aprendizagem e consequentemente o rendimento escolar por conta deste transtorno (ABDA,2021). Apontar as dificuldades que o aluno com TDAH enfrenta na sala regular, em seu processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública estadual de anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência, a partir de observações e regências feitas em sala de aula, com seis alunos (meninos), diagnosticados com TDAH, e que estudam na sala regular, sem mediador e sem o atendimento educacional especializado. Com o decorrer das aulas, da escuta e da prudência em relação aos alunos com o TDAH, o dia a dia na escola, se torna muita das vezes um processo desafiador para eles, tanto na escrita, na leitura, no raciocínio lógico, na coordenação motora entre outros. Sem o apoio escolar que deveriam ter, já que é garantido por lei, as crianças acabam não conseguindo acompanhar e progredir junto a turma regular, causando neles impedimento, desconforto e baixa autoestima em seu processo de aprendizagem, dessa forma, bloqueando o desenvolvimento deles com os dos demais alunos e alunas. Assim, foi perceptível, na sala regular que o aluno com TDAH, acabam tendo limitações na sua formação inicial, quando não possui um suporte adequado na sua educação formal, ou seja, na escola. Também vale ressaltar, a maneira como se media e se repassa os conhecimentos para estes alunos, pois, é relevante identificar e propor atividades ativas e significativas para que, os mesmos possam aprender de forma inclusiva e com qualidade, afinal é um direito de todos. E é responsabilidade da escola, do estado e da família assegurar a educação de pessoas com TDAH." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3836_TB5415_06122023181236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }