Esse artigo apresenta uma sequência didática(ZABALA, 1998), que propõe uma forma diferenciada de avaliar em Educação Matemática. Essa proposta se dá com a Prática Como Componente Curricular(PCC), foi criada para que o estudante tenha um contato com as práticas escolares antes do período de estágio. As atividades de(PCC's) acontecem em por meio da realização de atividades dialógicas, de teoria da Avaliação, e nas escolas, a prática. Essas 30 horas, na disciplina de Didática II, de PCC, tem como foco ir além da resposta final apresentada em uma atividade avaliativa de matemática comum, como por exemplo, uma prova objetiva. Para a sequência didática, escolhemos os seguintes tópicos: fomentar o debate acerca da avaliação nas diferentes concepções de educação; diferentes formas e instrumentos de avaliação; avaliação enquanto componente do trabalho docente (planejamento, execução, avaliação e replanejamento); avaliação em Matemática à luz das tendências em Educação Matemática. As atividades são planejadas a partir das observações realizadas nas escolas (campo de estágio), socializadas e validadas na turma. Atividades avaliativas diferenciadas, com o uso de materiais manipulativos, jogos, instrumentos, e/ou outros tipos de materiais. Nesse texto debateremos a respeito dos processos avaliativos diferenciados que a Disciplina de Didática II propõe e algumas das atividades realizadas com a turma na Licenciatura em Matemática. Esse processo avaliativo é embasado em: Luckesi (1996, p.172), que salienta que: “a avaliação tem por base acolher uma situação, para, então (e só então), ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário”. Mendonça (2012, p.13) que menciona que “a partir do momento em que o professor toma conhecimento das dificuldades do aluno, começa a “limar” os seus métodos pedagógicos para ajudá-lo a superar e para contribuir para o seu sucesso educativo”. Apresentamos também algumas atividades matemáticas avaliativas já realizadas.