O presente artigo propõe apresentar os resultados da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca das políticas públicas educacionais, seus impactos e suas implicações na conquista da melhoria da qualidade na educação, bem como as contribuições, que as avaliações externas (Índice de Desenvolvimento da educação Básica – IDEB) representam, para a elaboração das ações e das propostas educacionais do país, com foco, em quatro instituições escolares do município de Xique-Xique, na Bahia/Brasil. Nesse sentido, a investigação buscou analisar os dados do IDEB referente as escolas pesquisadas, comparando-os com os resultados do município, estado e país, bem como obter informações por meio de entrevista, a gestores, a coordenadores, a professores e a funcionários da Secretaria Municipal de Educação, para compreender acerca da ações que conduzem o processo educativo das escolas com índices abaixo do desejável e observar se havia propostas pedagógicas voltadas, para as avaliações externas e para a melhoria do IDEB, que viessem a contribuir com a aprendizagem dos alunos durante o ano letivo. Com a investigação, podemos salientar que a educação, em especial, das escolas pesquisadas, mesmo diante dos baixos índices nos resultados, vêm apresentando algumas mudanças significativas, no que tange a implantação de políticas públicas educacionais, de acordo aos relatos obtidos nas entrevistas e, os dados informados pelas avaliações externas, colaboraram na implementação de ações propostas pelo poder municipal e federal, de modo a minimizar as disparidades nas aprendizagens dos estudantes.