A troca de experiências entre os pares gera conhecimentos capazes de melhorar a prática profissional e acadêmica dos diversos atores do cenário educacional. Neste artigo busca-se apresentar as estratégias utilizadas por gestores, professores e discentes para o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas nas diversas áreas do conhecimento, entre os atores de cada categoria. Nessa perspectiva realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio da qual pôde-se observar que existem diversos tipos de formações: As proporcionadas pelas Secretarias de Estaduais e Municipais de Educação, pelas Instituições de Ensino, pelos membros da gestão, professores e alunos, e até por outras instâncias, educacionais ou não. Para isso há uma articulação entre os que pretendem ou precisam aprender e aqueles que se sentem capazes de atuar de forma colaborativa para buscar soluções para os desafios cotidianos de aprendizagem de forma a replicar suas experiências exitosas e colaborar nesse processo. Sendo assim, há uma troca de conhecimentos entre os pares, onde a prática do que se sabe e o processo acerca do que se quer aprender torna-se o ponto de partida para que haja esse compartilhamento de informações e de saberes que ajudarão a todos os participantes das formações a descobrirem novas estratégias de aprendizagem para poderem chegar aos conhecimentos desejados.