PRECISO ENSINAR SOBRE DINHEIRO E AGORA? A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA BASE COMUM A RESPEITO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE FORMA TRANSVERSAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5168 "inscrito_id" => 17346 "titulo" => "PRECISO ENSINAR SOBRE DINHEIRO E AGORA? A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA BASE COMUM A RESPEITO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE FORMA TRANSVERSAL" "resumo" => "A presente pesquisa tem o intuito de investigar as percepções dos professores da base comum do ensino médio do IFMA, Campus Coelho Neto, sobre o ensino da Educação Financeira. Ao unir a necessidade da discussão sobre o dinheiro, orientada pela BNCC, e os formatos didáticos, o estudo teve o objetivo de ampliar a visão em relação às possibilidades e às limitações dos docentes na integração das Finanças no cotidiano de jovens. Diante da complexidade desse desafio, questinou-se: como integrar o ensino de diferentes áreas através de metodologias que reflitam na formação de competências financeiras dos discentes? A metodologia do trabalho fez o uso do estudo exploratório para efetuar levantamentos bibliográficos de Martins (2014), CVM et al. (2019), Moran (2018) e outros acerca da transdisciplinaridade em disciplinas de Ciências da Natureza, Exatas e Humanas associadas à Educação Financeira e às Metodologias Ativas. Aliado a isso, a abordagem qualitativa serviu para interpretar as escolhas dos participantes quanto ao objeto de estudo. A coleta de dados, por sua vez, foi configurada através da aplicação de um questionário eletrônico aos educadores das 11 disciplinas da base comum. Já o exame dos dados se deu pelas inferências dos dados estatísticos e da análise de conteúdos das questões abertas. Os resultados demonstraram os níveis de familiaridade e habilidades que os docentes possuem a respeito dos conceitos e ferramentas financeiras, assim como evidenciam a precisão de estratégias que favoreçam a disseminação de saberes de educação financeira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17346_TB5168_11112023232853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAILSON BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LAILSON" "autor_email" => "lailson.silva@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5168 "inscrito_id" => 17346 "titulo" => "PRECISO ENSINAR SOBRE DINHEIRO E AGORA? A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA BASE COMUM A RESPEITO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE FORMA TRANSVERSAL" "resumo" => "A presente pesquisa tem o intuito de investigar as percepções dos professores da base comum do ensino médio do IFMA, Campus Coelho Neto, sobre o ensino da Educação Financeira. Ao unir a necessidade da discussão sobre o dinheiro, orientada pela BNCC, e os formatos didáticos, o estudo teve o objetivo de ampliar a visão em relação às possibilidades e às limitações dos docentes na integração das Finanças no cotidiano de jovens. Diante da complexidade desse desafio, questinou-se: como integrar o ensino de diferentes áreas através de metodologias que reflitam na formação de competências financeiras dos discentes? A metodologia do trabalho fez o uso do estudo exploratório para efetuar levantamentos bibliográficos de Martins (2014), CVM et al. (2019), Moran (2018) e outros acerca da transdisciplinaridade em disciplinas de Ciências da Natureza, Exatas e Humanas associadas à Educação Financeira e às Metodologias Ativas. Aliado a isso, a abordagem qualitativa serviu para interpretar as escolhas dos participantes quanto ao objeto de estudo. A coleta de dados, por sua vez, foi configurada através da aplicação de um questionário eletrônico aos educadores das 11 disciplinas da base comum. Já o exame dos dados se deu pelas inferências dos dados estatísticos e da análise de conteúdos das questões abertas. Os resultados demonstraram os níveis de familiaridade e habilidades que os docentes possuem a respeito dos conceitos e ferramentas financeiras, assim como evidenciam a precisão de estratégias que favoreçam a disseminação de saberes de educação financeira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17346_TB5168_11112023232853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAILSON BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LAILSON" "autor_email" => "lailson.silva@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }