A perspectiva histórico-cultural apresenta inestimável contribuição para a articulação e evolução dos processos de aprendizagem, favorecendo a compreensão efetiva da influência do ambiente sobre o indivíduo (e vice-versa). Vigotski destaca que as emoções são a motricidade necessária ao direcionamento das ações dos indivíduos sobre o ambiente, apontando para o viver como um eterno jogo social do aprender, um jogo do qual somos parte. Para o autor, aprendizagem configura-se enquanto um complexo emaranhado de reações fisiológicas e psicológicas entrelaçadas aos movimentos biológicos e mecanismos cerebrais. Sendo o teatro uma forte manifestação sociocultural cuja origem remonta à Grécia Antiga, entrelaçada a contextos de ensino da Arte com acolhimento transdisciplinar, se buscou entrelaçar as funções psíquicas e a mediação com os processos de sentido e significado de conceitos da Física, investigando a influência do teatro de sombras sobre a conceitualização da luz e suas características com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em movimentos dialéticos favorecidos pela encenação teatral, essenciais à consciência e ações mentais influenciadoras do comportamento expressos a partir experiência através de ações que podem se sobrepor (ou interrelacionar-se) a outras, mantendo sempre uma expressão principal em destaque, enquanto outras dão suporte como coadjuvantes. Resultados sugerem evolução conceitual, articulação de saberes para a resolução de desafios, desempenho físico, produção textual e oralidade, interações, imaginação, criatividade e autoestima, acenando para uma aprendizagem significativa e útil à vida.