A popularização de plataformas digitais de Inteligência Artificial vem revolucionando diversos setores da sociedade, e na educação não poderia ser diferente. O uso de plataformas de chatbot, por exemplo, já é de uso comum entre estudantes nos diversos níveis da educação. Desta forma, faz-se necessária uma orientação por parte dos educadores para que os jovens façam uso educativo e consciente dessas plataformas. O presente artigo descreve uma experiência realizada em uma turma de 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explorar as potencialidades do ChatGPT no estudo de conceitos relacionados à Cosmologia, durante uma aula de Física. Inicialmente, foi realizado um levantamento sobre o uso do ChatGPT pelos alunos e foi constatado que 38% dos presentes já utilizavam essa plataforma para fins educacionais, o que atesta a crescente adoção de ferramentas de Inteligência Artificial no contexto educacional. Logo após, os estudantes foram levados para o Laboratório de Informática, onde tiveram a oportunidade de estudar conceitos de Cosmologia no ChatGPT, seguindo instruções dadas pelo professor. Depois dos estudos, os estudantes enviaram um comando para que o ChatGPT criasse um Quiz sobre os conceitos estudados. Os alunos responderam ao Quiz e tiveram suas respostas imediatamente comentadas pela própria inteligência artificial. Ao final da atividade, 78% dos estudantes consideraram a experiência exitosa e concordaram que a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar seus estudos. Além disso, também afirmaram que conseguiram compreender com facilidade os conceitos estudados, uma vez que a plataforma utilizada apresentou uma linguagem acessível. Essa experiência reforça o potencial das plataformas de inteligência artificial no contexto educacional, tornando o aprendizado mais dinâmico, interativo e personalizado. Vale ressaltar que os educadores também têm o papel crucial de orientar os estudantes para fazerem uso consciente e responsável dessas tecnologias, garantindo que elas sejam empregadas de maneira educativa e construtiva.