Este trabalho é fruto de reflexões, produzidas a partir de encontros formativos com professores de língua portuguesa, do Ensino Fundamental Anos Finais, no município de Garanhuns – PE. Após a análise da coleção Se liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem (2018), da editora Moderna, adotada pela rede municipal de ensino no PNLD 2019, foi identificado que o material didático, com período de vigência de quatro anos – 2020 a 2023 –, não fomentava o trabalho com as literaturas africana e afro-brasileira nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Bem como, os professores não dispunham de material didático e conhecimento prático para trabalhar sobre essa temática. Dessa forma, observou-se que trabalhar o letramento literário de obras africanas e afro-brasileira era uma necessidade, inicialmente, do professor para que ele pudesse refletir sua prática e ver possibilidades de inserir em seu planejamento anual vivências com a história e cultura dos africanos e afrodescendentes. Este artigo parte da experiência prática dos professores em atividades desenvolvidas por um estudo de caso, no qual eles desenvolveram uma sequência básica de letramento literário, de acordo com os estudos de Rildo Cosson, utilizando obras literárias africanas e afro-brasileiras, bem como poemas e canções que promovessem a aplicação da Lei 10.639/03.