A presente pesquisa trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), buscou-se refletir acerca das principais contribuições e desafios que emergiram ao longo do processo de intervenção pedagógica realizado com uma criança com TEA, nível 2. Em seu desdobramento, este estudo buscou apresentar o fruto de um ano de intervenções pedagógicas realizadas com este participante dentro do contexto de uma instituição de ensino particular. As atividades descritas ressaltam os aspectos relacionados à avaliação do repertório da criança, reuniões interdisciplinares, rotina de acompanhamento e as metodologias fundamentadas em estudos da Psicologia Experimental. Para tanto, recorreu-se às obras de: Skinner (1948, 1978 e 1981), Catania (1999), Millenson (1975), Keller (1966) e Matos (2016). Conclui-se que o acompanhamento baseado no ABA contribuiu para a evolução do processo de ensino-aprendizagem da criança e na redução das estereotipias no ambiente escolar. Destacando, assim, a importância da aplicação desta intervenção para efetivação da educação inclusiva, na criação de condições necessárias para que o aluno com TEA possa superar as barreiras do aprendizado.