O presente trabalho busca analisar a relevância da educação a distância e do ensino híbrido no cenário educacional regional e questiona como a educação à distância proporciona a ampliação do acesso à educação, especialmente para aqueles que enfrentam barreiras geográficas e socioeconômicas. Além disso, explora como o ensino híbrido, combinando o aprendizado presencial e online, promove uma maior flexibilidade e personalização do processo de ensino aprendizagem, potencializando o engajamento e a autonomia dos estudantes. Assim, tem-se como metodologia uma pesquisa qualitativa que utilizará revisão bibliográfica, aplicação de questionários e estudos de casos que abordam o movimento de expansão e os desafios da educação à distância e do ensino híbrido, tendo como recorte o Estado de Alagoas. Acredita-se que ambas as modalidades desempenham um papel fundamental na democratização do acesso à educação, no desenvolvimento de habilidades digitais e na flexibilização do processo de ensino aprendizagem. Espera-se que os resultados obtidos destaquem tanto a educação a distância quanto o ensino híbrido como alternativas viáveis e eficazes para o contexto educacional, regional e nacional, contribuindo para a democratização do acesso a uma educação de qualidade. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de Barros (2020), Behar e Santos (2018), Litto e Formiga (2019), Moran (2013) e Preti (2003) que abordam relevantes aspectos sobre a importância da educação à distância, bem como discutem os desafios e as possibilidades em relação à temática.