Este artigo visa apresentar os resultados da pesquisa realizada no âmbito do PIBIC do IFPE, que teve como objetivo levantar as compreensões de professores de matemática da educação básica sobre os impactos das reformas curriculares, na organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a fim de observar as mudanças realizadas no currículo, a partir do Novo Ensino Médio, e da Base Nacional Comum Curricular. Como referencial teórico Como referencial teórico, nos ancoramos em autores que discutem as políticas educacionais no período de redemocratização; às reformas curriculares no período de 1990 até os anos 2000; os interesses do mercado na educação no governo Temer; a Reforma do Ensino Médio, os 20 anos de reformas educacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a reforma curricular do Ensino Médio e a BNCC e as razões políticas da reforma do Ensino Médio e a BNCC. A pesquisa de natureza qualitativa investigou professores de Matemática em atividade em duas Escolas Estaduais no município de Santana do Ipanema em Alagoas que estão vivenciando suas experiências em sala de aula com o novo ensino médio desde 2022, a partir da aprovação no ano de 2017 no governo do ex-presidente Michel Temer a Lei nº 13.415/2017(BRASIL,2017) que modificou a LDBEN e criou a BNCC. A coleta dos dados foi feita por meio do questionário e a técnica de análise dos dados foi a análise temática de conteúdo. Dentre os resultados alcançados podemos enumerar as dificuldades enfrentadas pelos professores, tais como: redução de carga horária, formação, dentre outras.