Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1996, e da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 's), em 1997, a História faz parte das disciplinas curriculares obrigatórias nos anos iniciais do ensino fundamental. Por este motivo, os cursos de formação de professores, em especial os cursos de Pedagogia, tiveram de se adaptar à nova demanda por formação dos docentes. Desta forma, disciplinas de teoria e metodologia do ensino de História passaram a fazer parte dos currículos e programas de formação pedagógica, antes restritos aos chamados “estudos sociais”. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades metodológicas de inserção da temática do ensino de História na formação de formadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Bittencourt (2018), Guimarães (2012), Fermiano (2014) e Quadros (2008). Também buscou-se dialogar com documentos oficiais tais como, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos ser de suma importância que o docente atuante em disciplinas de metodologias de ensino de história para os anos iniciais esteja atento às especificidades deste nível de ensino, que, de maneira geral, deve levar em consideração os conhecimentos socioculturais dos estudantes e utilizá-los como ponto de partida para a construção das noções e categorias histórico-temporais. Além disso, é importante que os licenciandos tenham acesso a dinâmicas e vivências em sala de aula que explorem recursos lúdicos e concretos, para que as discussões da disciplina não fiquem apenas no plano teórico.

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