Este artigo trata-se de um relato de experiência do programa Residência Pedagógica subprojeto História, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, 2020.2 em que se propõe discutir sobre as atividades práticas educativas e pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2021 na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas, Paraíba, observando estas práticas e as atividades propostas no percurso do programa e do subprojeto história, enquanto educativas e formativas. O programa em questão tem como finalidade fazer com que o graduando tenha seu primeiro contato com o ambiente educacional, possuindo toda autonomia de um professor, desde a preparação da aula até participação em reuniões pedagógicas na escola. Logo, o objetivo deste trabalho é busca refletir sobre a experiência docente oferecida pela Residência Pedagógica aos residentes e analisar as práticas desenvolvidas na escola campo. O referencial teórico proposto para este artigo está baseado nos estudos de BITTENCOURT (2008), BRODBECK (2012), SCHIMITT (2015) e a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental cujas atas e atividades desenvolvidas com os alunos, a escola, a preceptora e a coordenadora do programa serviram de suporte de reflexão para este trabalho. Trata-se, portanto, de um relato de experiência de formação de professores no início da docência, em que as reflexões e argumentações elaboradas neste estudo, partiram dos olhares de quem viveu a experiência da prática escolar, do ser docente e do trabalho docente na escola, com estudantes do ensino médio. O programa Residência Pedagógica possui grande importância nos cursos de Licenciatura em História, pois possibilita que o graduando tenha sua primeira experiência de cunho pessoal e profissional. Este tipo de ação formativa é importante, não apenas para o período da graduação, mas a partir dela, pensar o lugar da profissionalidade docente e da profissão de historiador/a, com base nas experiências escolares.