Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre o sistema educacional, em especial o vigente no Brasil, apresentando sua construção, fases e atual declínio, evidenciando suas falhas no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos e fazendo sugestões de mudanças que podem trazer melhorias. Através de uma série de métodos e técnicas, como a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa, se buscou junto a estudos de Bourdieu; Jan Masschelein e Maarten Simons; Rui Canário; Viviane Mosé e Antônio Nóvoa mostrar que ao mesmo tempo em que a educação escolar reproduz desigualdades ela também encontra meios de ser subversiva, apesar de estar em uma fase de utilizar a repetição de informações por parte dos alunos como método pedagógico ela pode ser transformada. Mudanças nesse sistema são necessárias e muitas são as propostas de soluções, desde uma transformação radical no currículo, abandonando o por conteúdo e adotando o por competência, assim colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem, até coisas mais simples, como mudar o acolhimento dado aos estudantes e diversificar os espaços de estudo. Sempre respeitando o ambiente escolar, as necessidades e o ritmo de cada comunidade. Portanto, assim fica evidente os problemas enfrentados com o sistema atual e as possibilidades, os caminhos que podem ser percorridos para uma melhoria.