Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ROTULAGEM AMBIENTAL: SIGNIFICADO DA SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM DE RÓTULOS E EMBALAGENS NAS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ROTULAGEM AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, COLETA SELETIVA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10081
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "ROTULAGEM AMBIENTAL: SIGNIFICADO DA SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM DE RÓTULOS E EMBALAGENS NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A rotulagem ambiental tem como propósito contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões de produção e consumo. Os rótulos ambientais configuram um sistema de informação da origem do produto, dos estudos de avaliação do ciclo de vida e se o mesmo deriva de um processo que utilize tecnologias limpas, uma vez que os rótulos têm a intenção de indicar ao consumidor a melhor opção, quanto ao impacto ambiental, de um produto em relação a outros com a mesma função, visando assim alterar hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de leitura e análise do significado da simbologia de reciclagem de rótulos e embalagens de materiais, como também mostrar a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo uma consciência ambiental, e ensinando aos discentes a selecionar e identificar rótulos e embalagens com simbologia de reciclagem, diferenciar entre simbologia técnica de materiais e rotulagem ambiental e classificar os materiais de acordo com a simbologia de reciclagem para coleta seletiva. O trabalho foi desenvolvido com alunos e alunas da Educação Básica de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada na cidade de Puxinanã. As atividades realizadas foram desenvolvidas nas seguintes etapas: Acompanhamento das atividades na escola pela equipe de professores, pesquisadores e colaboradores; seleção de rótulos de embalagens de produtos industrializados; pesquisas e estudo de textos com os conteúdos relevantes para esclarecimentos de termos e conceitos das leis sobre rotulagem ambiental e oficinas e minicursos sobre a organização e seleção de embalagens pós-consumo para o descarte adequado. O trabalho de conscientização feito com os alunos e alunas foram positivos, onde já é visível a mudança de hábitos e atitudes, estes já conseguem fazer a identificação da simbologia de reciclagem em rótulos e embalagens, facilitando a separação dos resíduos sólidos na coleta seletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ROTULAGEM AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, COLETA SELETIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_10_2014_12_12_26_idinscrito_395_510c7d87f549b1d8630bcdc6cf99a0f4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NORMA MARIA DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NORMA LIMA"
    "autor_email" => "norma@ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10081
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "ROTULAGEM AMBIENTAL: SIGNIFICADO DA SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM DE RÓTULOS E EMBALAGENS NAS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A rotulagem ambiental tem como propósito contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões de produção e consumo. Os rótulos ambientais configuram um sistema de informação da origem do produto, dos estudos de avaliação do ciclo de vida e se o mesmo deriva de um processo que utilize tecnologias limpas, uma vez que os rótulos têm a intenção de indicar ao consumidor a melhor opção, quanto ao impacto ambiental, de um produto em relação a outros com a mesma função, visando assim alterar hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de leitura e análise do significado da simbologia de reciclagem de rótulos e embalagens de materiais, como também mostrar a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo uma consciência ambiental, e ensinando aos discentes a selecionar e identificar rótulos e embalagens com simbologia de reciclagem, diferenciar entre simbologia técnica de materiais e rotulagem ambiental e classificar os materiais de acordo com a simbologia de reciclagem para coleta seletiva. O trabalho foi desenvolvido com alunos e alunas da Educação Básica de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada na cidade de Puxinanã. As atividades realizadas foram desenvolvidas nas seguintes etapas: Acompanhamento das atividades na escola pela equipe de professores, pesquisadores e colaboradores; seleção de rótulos de embalagens de produtos industrializados; pesquisas e estudo de textos com os conteúdos relevantes para esclarecimentos de termos e conceitos das leis sobre rotulagem ambiental e oficinas e minicursos sobre a organização e seleção de embalagens pós-consumo para o descarte adequado. O trabalho de conscientização feito com os alunos e alunas foram positivos, onde já é visível a mudança de hábitos e atitudes, estes já conseguem fazer a identificação da simbologia de reciclagem em rótulos e embalagens, facilitando a separação dos resíduos sólidos na coleta seletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ROTULAGEM AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, COLETA SELETIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_10_2014_12_12_26_idinscrito_395_510c7d87f549b1d8630bcdc6cf99a0f4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NORMA MARIA DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NORMA LIMA"
    "autor_email" => "norma@ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A rotulagem ambiental tem como propósito contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões de produção e consumo. Os rótulos ambientais configuram um sistema de informação da origem do produto, dos estudos de avaliação do ciclo de vida e se o mesmo deriva de um processo que utilize tecnologias limpas, uma vez que os rótulos têm a intenção de indicar ao consumidor a melhor opção, quanto ao impacto ambiental, de um produto em relação a outros com a mesma função, visando assim alterar hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de leitura e análise do significado da simbologia de reciclagem de rótulos e embalagens de materiais, como também mostrar a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo uma consciência ambiental, e ensinando aos discentes a selecionar e identificar rótulos e embalagens com simbologia de reciclagem, diferenciar entre simbologia técnica de materiais e rotulagem ambiental e classificar os materiais de acordo com a simbologia de reciclagem para coleta seletiva. O trabalho foi desenvolvido com alunos e alunas da Educação Básica de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada na cidade de Puxinanã. As atividades realizadas foram desenvolvidas nas seguintes etapas: Acompanhamento das atividades na escola pela equipe de professores, pesquisadores e colaboradores; seleção de rótulos de embalagens de produtos industrializados; pesquisas e estudo de textos com os conteúdos relevantes para esclarecimentos de termos e conceitos das leis sobre rotulagem ambiental e oficinas e minicursos sobre a organização e seleção de embalagens pós-consumo para o descarte adequado. O trabalho de conscientização feito com os alunos e alunas foram positivos, onde já é visível a mudança de hábitos e atitudes, estes já conseguem fazer a identificação da simbologia de reciclagem em rótulos e embalagens, facilitando a separação dos resíduos sólidos na coleta seletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.