Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 354
ROTULAGEM AMBIENTAL: SIGNIFICADO DA SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM DE RÓTULOS E EMBALAGENS NAS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ROTULAGEM AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, COLETA SELETIVA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A rotulagem ambiental tem como propósito contribuir para a formação do consumidor consciente, em vista dos padrões de produção e consumo. Os rótulos ambientais configuram um sistema de informação da origem do produto, dos estudos de avaliação do ciclo de vida e se o mesmo deriva de um processo que utilize tecnologias limpas, uma vez que os rótulos têm a intenção de indicar ao consumidor a melhor opção, quanto ao impacto ambiental, de um produto em relação a outros com a mesma função, visando assim alterar hábitos de consumo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de leitura e análise do significado da simbologia de reciclagem de rótulos e embalagens de materiais, como também mostrar a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo uma consciência ambiental, e ensinando aos discentes a selecionar e identificar rótulos e embalagens com simbologia de reciclagem, diferenciar entre simbologia técnica de materiais e rotulagem ambiental e classificar os materiais de acordo com a simbologia de reciclagem para coleta seletiva. O trabalho foi desenvolvido com alunos e alunas da Educação Básica de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, situada na cidade de Puxinanã. As atividades realizadas foram desenvolvidas nas seguintes etapas: Acompanhamento das atividades na escola pela equipe de professores, pesquisadores e colaboradores; seleção de rótulos de embalagens de produtos industrializados; pesquisas e estudo de textos com os conteúdos relevantes para esclarecimentos de termos e conceitos das leis sobre rotulagem ambiental e oficinas e minicursos sobre a organização e seleção de embalagens pós-consumo para o descarte adequado. O trabalho de conscientização feito com os alunos e alunas foram positivos, onde já é visível a mudança de hábitos e atitudes, estes já conseguem fazer a identificação da simbologia de reciclagem em rótulos e embalagens, facilitando a separação dos resíduos sólidos na coleta seletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.