Este trabalho tem como foco analisar os pontos no que concerne à prática da formação continuada em São Miguel dos Campos, AL, Brasil. Destacando a importância da formação e o monitoramento das ações desenvolvidas pelo professor, após os direcionamentos dos formadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de acordo com a área e modalidade. Analisando os perfis de novos profissionais da área da educação e a continuidade de outros, sentiu-se a necessidade de rever um trabalho de formação continuada, favorecendo um repensar de práticas, auxiliando o desenvolvimento de metodologias ativas em sala de aula, promovendo uma ação direcionada a aprendizagem e o trabalho preparatório para o Saeb, superando as metas estabelecidas. O trabalho é desenvolvido a partir de encontros mensais, estruturado com planejamento unificado, jogos, recursos tecnológico, atividades, que são mensuradas para verificar possíveis intervenções e a Avaliação Institucional da Educação- AVALIE, a qual é diagnóstica do município, resultando os níveis dos discentes. Ao analisar os dados de um questionário sobre a eficácia das formações, constatou-se 85% de aprovação dos docentes. Assim, pode-se afirmar que este trabalho promove uma educação de qualidade e com equidade.