O pedagogo tem sido tradicionalmente visto como o profissional da educação cuja prática se desenvolve apenas no contexto escolar. Dessa forma, situar comumente a prática educativa e concomitantemente o trabalho do pedagogo no espaço instituinte da escola é negar outros âmbitos socioculturais de atuação desse profissional, tendo em vista que a educação acontece em diferentes lugares e contextos. Nessa perspectiva, a Pedagogia Hospitalar é uma modalidade diferenciada de atendimento educacional com dinâmica e características singulares, construída e sedimentada na realidade dos ambientes de tratamento de saúde. Contudo, apesar do atendimento pedagógico hospitalar ser um direito garantido pela legislação brasileira, o cenário brasileiro ainda é incipiente, ou seja, nem todas as crianças em situação de hospitalização são assistidas. Diante do exposto, verifica-se a necessidade e urgência de ampliar tanto o conhecimento como a oferta do atendimento pedagógico hospitalar. A partir desse prisma, o presente estudo possui como objetivo geral promover uma discussão sobre os principais desafios da prática pedagógica no contexto hospitalar, além de elucidar as ações da Pedagogia Hospitalar no favorecimento da humanização dos serviços de assistência à saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza básica com embasamento necessário para o arcabouço teórico de sua produção. Infere-se; portanto, que o acompanhamento pedagógico no hospital é uma alternativa de prática educacional relevante, considerando que a morbidez e o processo de hospitalização implicam não somente no afastamento da criança de sua rotina diária da infância, mas também, no rompimento longo ou temporário com os suportes de desenvolvimento educacional: as experiências ou situações de aprendizagem.