Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS

Palavra-chaves: ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
0 of 0
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9982 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 344 "titulo" => "A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS" "resumo" => "A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecime" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_59_38_idinscrito_344_12a7332c0e07f672f573e07c3e6448f0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LARYSSE RAYANE" "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9982 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 344 "titulo" => "A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE OS LIPÍDIOS" "resumo" => "A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecime" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ATIVIDADEEXPERIMENTAL, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITOS SOBRE LIPÍDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_11_59_38_idinscrito_344_12a7332c0e07f672f573e07c3e6448f0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LARYSSE RAYANE" "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.